O que é o labrum acetabular do quadril?

O labrum é uma estrutura cartilaginosa (fibricartilagem) que compõe a articulação do quadril. É uma estrutura semelhante ao conhecido menisco do joelho. O labrum fica localizado na borda de todo o osso do acetábulo, que é a parte do osso da bacia onde o fêmur se encaixa.

 Localização do labrum do quadril.

Localização do labrum do quadril.

labrum quadril normal
labrum quadril ruptura1

Para que serve o labrum?

O labrum possui muitas funções, incluindo: absorção de impacto, lubrificação da articulação, distribuição de pressões e estabilidade adicional, entre outras. A lesão labral está fortemente associada a osteoartrose.

Como o labrum se rompe?

As rupturas labrais ocorrem mais frequentemente devido a impacto femoroacetabular, traumatismos em um quadril normal, frouxidão cápsular e hipermodilidade, displasia do quadril e degeneração articular. O impacto femoroacetabular é o mecanismo mais comum de lesionar o labrum do quadril - leia mais aqui.

Sintomas da lesão labral

A dor na virilha é o sintoma mais comum nas lesões labrais. É muito comum o paciente envolver o quadril com a mão indicando que a dor é profunda. A dor decorrente destas lesões também a comente a região glútea e a parte de trás da coxa, eventualmente.

 Lesão labral do quadril

Lesão labral do quadril

Exames de imagem para detectar lesões de labrum do quadril

Usualmente são necessários exames radiológicos de raio-x (ou até tomografia computadorizada) para avaliar a morfologia óssea, pois diversas alterações podem estar associadas a causa das lesões labrais.

A ressonância nuclear magnética é o melhor exame para demonstrar as lesões labrais. O aparelho ideal deve ser de campo fechado, com mais de 1,5 Tesla de potência e com bobinas específicas para o quadril. Mesmo com todas essas características algumas lesões labrais não irão aparecer no exame, ou seja, exames falsos-negativos. Nenhum exame é perfeito.

A capacidade da ressonância nuclear magnética pode ser ampliada com uso de contraste intra-articular, a chamada artro-ressonância. Injeta-se um liquido dentro da articulação do quadril que melhora muito o diagnóstico de lesões. Atualmente não tenho recomendado esse método devido ao desconforto relatado pelos pacientes.

RNM_ruptura_labral
RNM_ruptura_labral

ATENÇÃO: As ressonâncias de "campo aberto" ou de potência inferior a 1,5 Tesla, ou ainda sem bobinas (antenas) específicas para quadril são de PÉSSIMA qualidade para avaliar os detalhes do labrum e da junção condro-labral. Não perca tempo realizando exames em locais não indicados pelo seu médico!

Tratamento das lesões do labrum acetabular

Tipicamente o tratamento inicia de forma "conservadora" apenas com uso de medicações antiinflamatórias que servem para melhora do dor apenas. O uso da fisioterapia é controverso, pois conforme a causa da lesão labral, pode piorar os sintomas (exemplo: em casos de impacto femoroacetabular).

O tratamento cirúrgico por video artroscopia do quadril é frequentemente necessário. Tem como objetivo principal a reparação da lesão labral através de pontos especiais (suturas com mini-âncoras) que restauram a anatomia lesada da melhor forma possível. Quando o labrum está muito lesado pode ser necessário remover a parte que está irreparável. Todos estudos demonstram que o quanto antes o tratamento for realizado, melhor são os resultados

É importante lembrar que a causa primária da ruptura labral deve ser corrigida no mesmo procedimento cirúrgico. Sabemos que a maior causa das rupturas labrais é devido ao impacto femoroacetabular.

video artroscopia do quadril
video artroscopia do quadril
rupturas labrais refixadas
rupturas labrais refixadas

Outras páginas relacionadas:

comments powered by Disqus