Artroscopia do Quadril

Desde a década de 80 a artroscopia tornou-se um método cada vez mais popular para tratar lesões dentro da articulação do joelho. Com o grande sucesso atingido a técnica migrou para a articulação do quadril.

A artroscopia do quadril é realizada através do uso de um dispositivo ótico (ou artroscopio) de 4mm de diâmetro conectado a um equipamento de vídeo de alta definição de última geração. A câmera de vídeo e os instrumentos em miniatura chegam até a articulação do quadril através de pequenos orifícios feitos na pele, um procedimento realmente minimamente invasivo. Isso permite ao cirurgião localizar e tratar o motivo da dor do paciente.

ótica utilizada para artroscopia do quadril
ótica utilizada para artroscopia do quadril

A artroscopia de quadril é uma técnica popular e mundialmente utilizada como uma opção para tratar dos pacientes que sofrem de dor no quadril de forma preservadora, ou seja, sem o uso de prótese de quadril.

O objetivo da artroscopia do quadril é eliminar a dor e permitir que o paciente use seu quadril natural pelo máximo de tempo possível, desacelerando o processo de artrose do quadril.

Diversos tipos de procedimentos podem ser realizados através da artroscopia do quadril para tratar diversas patologias. Os principais problemas tratados são o impacto fêmoro-acetabular, lesões do labrum acetabular, lesões de cartilagem, remoção de corpos livres (fragmentos soltos) e tratamento de estalidos no quadril.

Através da artroscopia é possível remover tecidos danificados, fragmentos de cartilagem, suavizar proeminências ósseas, suturar e reparar lesões de fibrocartilagem (labrum acetabular) etc.

Para realizar a cirurgia é utilizado soro fisiológico que permite distender a articulação e criar o espaço necessário para visualizarmos todas estruturas afetadas.

Problemas mais comuns tratadas por Video Artroscopia de Quadril

Impacto Fêmoro-Acetabular: é o problema mais frequente tratado por videoartroscopia de quadril. Uma condição onde o femur (osso da coxa) e/ou acetábulo(osso da bacia) possuem proeminências ósseas que se chocam anormalmente, causando dor e dano irreversível a cartilagem da articulação.

  Impacto fêmoro-acetabular sendo corrigido por artroscopia do quadrilImpacto fêmoro-acetabular sendo corrigido por artroscopia do quadril

Impacto fêmoro-acetabular sendo corrigido por artroscopia do quadrilImpacto fêmoro-acetabular sendo corrigido por artroscopia do quadril

 

Resultados a longo prazo

Muitas pessoas voltam para as suas atividades de forma completa, sem restrições após a artroscopia. A sua recuperação dependerá do tipo de dano que estava presente no quadril, ou seja, do grau da lesão da cartilagem. Para algumas pessoas, as mudanças de estilo de vida são necessárias para proteger a articulação. Um exemplo é mudar de exercício de alto impacto (como correr) para atividades de menor impacto (como a natação ou ciclismo). Estas são decisões que você vai fazer com a orientação de seu cirurgião. Às vezes, o dano pode ser grave o suficiente para que não possa ser completamente revertido e o procedimento pode não ser bem sucedido.

Animação da Video Artroscopia de Quadril:

Animação Artroscopia de Quadril from Artroscopia Quadril on Vimeo.

Isso também pode lhe interessar:

Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor.  As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.

comments powered by Disqus