O que é o labrum acetabular do quadril?
O labrum é uma estrutura cartilaginosa (fibricartilagem) que compõe a articulação do quadril. É uma estrutura semelhante ao conhecido menisco do joelho. O labrum fica localizado na borda de todo o osso do acetábulo, que é a parte do osso da bacia onde o fêmur se encaixa.
Para que serve o labrum?
O labrum possui muitas funções, incluindo: absorção de impacto, lubrificação da articulação, distribuição de pressões e estabilidade adicional, entre outras. A lesão labral está fortemente associada a osteoartrose.
Como o labrum se rompe?
As rupturas labrais ocorrem mais frequentemente devido a impacto femoroacetabular, traumatismos em um quadril normal, frouxidão cápsular e hipermodilidade, displasia do quadril e degeneração articular. O impacto femoroacetabular é o mecanismo mais comum de lesionar o labrum do quadril - leia mais aqui.
Sintomas da lesão labral
A dor na virilha é o sintoma mais comum nas lesões labrais. É muito comum o paciente envolver o quadril com a mão indicando que a dor é profunda. A dor decorrente destas lesões também a comente a região glútea e a parte de trás da coxa, eventualmente.
Exames de imagem para detectar lesões de labrum do quadril
Usualmente são necessários exames radiológicos de raio-x (ou até tomografia computadorizada) para avaliar a morfologia óssea, pois diversas alterações podem estar associadas a causa das lesões labrais.
A ressonância nuclear magnética é o melhor exame para demonstrar as lesões labrais. O aparelho ideal deve ser de campo fechado, com mais de 1,5 Tesla de potência e com bobinas específicas para o quadril. Mesmo com todas essas características algumas lesões labrais não irão aparecer no exame, ou seja, exames falsos-negativos. Nenhum exame é perfeito.
A capacidade da ressonância nuclear magnética pode ser ampliada com uso de contraste intra-articular, a chamada artro-ressonância. Injeta-se um liquido dentro da articulação do quadril que melhora muito o diagnóstico de lesões. Atualmente não tenho recomendado esse método devido ao desconforto relatado pelos pacientes.
ATENÇÃO: As ressonâncias de "campo aberto" ou de potência inferior a 1,5 Tesla, ou ainda sem bobinas (antenas) específicas para quadril são de PÉSSIMA qualidade para avaliar os detalhes do labrum e da junção condro-labral. Não perca tempo realizando exames em locais não indicados pelo seu médico!
Tratamento das lesões do labrum acetabular
Tipicamente o tratamento inicia de forma "conservadora" apenas com uso de medicações antiinflamatórias que servem para melhora do dor apenas. O uso da fisioterapia é controverso, pois conforme a causa da lesão labral, pode piorar os sintomas (exemplo: em casos de impacto femoroacetabular).
O tratamento cirúrgico por video artroscopia do quadril é frequentemente necessário. Tem como objetivo principal a reparação da lesão labral através de pontos especiais (suturas com mini-âncoras) que restauram a anatomia lesada da melhor forma possível. Quando o labrum está muito lesado pode ser necessário remover a parte que está irreparável. Todos estudos demonstram que o quanto antes o tratamento for realizado, melhor são os resultados
É importante lembrar que a causa primária da ruptura labral deve ser corrigida no mesmo procedimento cirúrgico. Sabemos que a maior causa das rupturas labrais é devido ao impacto femoroacetabular.
Outras páginas relacionadas: