Simpósio da Sociedade Brasileira de Quadril Regional Sudeste Novembro 2014

Dr. David Gusmão participou do Simpósio da Sociedade Brasileira de Quadril Regional Sudeste Novembro 2014.

O evento foi realizado no auditório do hospital da Unimed, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com a presença de diversos especialistas de quadril da região sudeste. O simpósio, na parte de videoartroscopia de quadril, foi organizado pelo Dr. Ricardo Horta e Dr. Vassalo.

Dr. Gusmão participou com a palestra “Coxa profunda e protusão acetabular: quando a artroscopia de quadril pode ajudar?” e nas discussões da mesa redonda sobre casos desafiadores de pacientes jovens com dor no quadril.

Dr. David Gusmão:
"O evento estava de altíssimo nível! As discussões sobre a videoartroscopia de quadril estão sendo cada vez mais avançadas. Fiquei muito contente em ver o grande número de especialistas em quadril participando do evento, mesmo que ainda não realizem a videoartroscopia de quadril. Isso demonstra a vontade de todos em conhecer suas potencialidades, assim como suas vantagens e desvantagens.
Também fiquei muito feliz em assistir a aula do Dr. João Lopo na técnica cirúrgica. Dr. João é um excelente cirurgião, especialista em quadril, e um grande amigo.
Também destaco as participações dos especialistas: Dr. Lincon, Dr. Vassalo, Dr. Edemar e Dr. Bruno - ótimo nível de apresentações! Um orgulho ter participado deste simpósio!“

Texto Original da Sociedade Brasileira de Quadril:

Simpósio da SBQ Sudeste e Jornada de Cirurgia de Quadril do Hospital UNIMED BH

sbquadril.org.br | November 14 

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2014 foi realizado o Simpósio da Sociedade Brasileira de Quadril Regional Sudeste/Jornada de Cirurgia de Quadril do Hospital UNIMED BH,em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Das atividades científicas da programação, participaram 27 cirurgiões de quadril de BH, 10 do interior mineiro, 3 do Espírito Santo e 5 convidados nacionais. Cinco médicos de outras especialidades diretamente ligadas à cirurgia do quadril, como Radiologia, Medicina Nuclear e Neurocirurgia, também atuaram como palestrantes. E vários profissionais e residentes de ortopedia, além de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, se inscreveram para o Simpósio.

Os convidados nacionais foram: o Presidente da Sociedade Brasileira de Quadril e coordenador do Grupo de Quadril da Santa Casa do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Delmonte; o coordenador do Grupo de Quadril do Hospital Sírio Libanês e da Santa Casa de São Paulo, Dr. Sérgio Rudelli; o chefe do Grupo de Quadril do Hospital de Clínicas e Professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Paulo Alencar; o cirurgião do Grupo de Quadril do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Professor da UFRGS, Dr. Carlos Galia; e o cirurgião e artroscopista de Quadril do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre-RS, Dr. David Gusmão.

Este, que foi o maior evento já realizado exclusivamente pela SBQ Sudeste, foi organizado pelo membro titular da SBQ, Dr. Alex Fabiano Dias Pinto, Coordenador do Grupo de Quadril do Hospital UNIMED-BH.
Na solenidade de abertura tivemos a participação dos Drs. Sérgio Delmonte, Presidente da Sociedade Brasileira de Quadril; Ricardo Horta, Presidente da SBQ Regional Sudeste; José Carlos Souza Vilela, Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital UNIMED BH; e Ildeu Afonso de Almeida Filho, Presidente da SBOT Regional Minas Gerais.

Na quinta feira, ocorreu a abertura do evento com o módulo: Artroscopia do Quadril, e recebemos os Drs: João Lopo Madureira Jr.(BH), com a palestra "Artroscopia do quadril com a tecnica Out/In"; Lincoln Paiva Costa (BH), palestrou sobre "Tratamente das lesões periféricas”; Carlos César Vassalo (BH), apresentando "Tratamento das lesões condro-labrais"; Edmar Simões da Silva Jr.(Vitória – ES) e sua palestra "Tecnica de inserção de ancoras no quadril"; Bruno Barreira Campagnoli (Vitória-ES), por sua vez, apresentou "Complicações em artroscopia do quadril”; e encerrando as palestras do dia 30, o convidado nacional Dr.Paulo David Fortis Gusmão (Porto Alegre-RS), apresentou "Coxa profunda/protusão acetabular: quando a artroscopia de quadril pode ajudar?". Após a última palestra, foi reservado um tempo para a que os assuntos apresentados fossem discutidos e para que a platéia pudesse esclarecer suas dúvidas.

Encerrando o módulo, e o primeiro dia de evento, tivemos uma mesa redonda moderna com o tema "Artroscopia do quadril", moderada pelo Dr. Carlos Cesar Vassalo, que teve como debatedores os Drs. Bruno Barreira Campagnoli, Edmar Simões, João Lopo Madureira Jr., Lincoln Paiva e Paulo David Fortis Gusmão.

O segundo dia foi iniciado com o módulo Trauma pélvico-acetabular com as palestras: "Fraturas expostas do anel pélvico: diagnóstico e tratamento" pelo Dr. Eduardo Tavares Barreto (BH); "Planejamento pré-operatório das fraturas complexas do acetábulo" com o Dr. Marcos Aurélio Silveira (Uberlândia-MG); "Fixação minimante invasiva das fraturas pélvico-acetabulares" com Dr. Thiago Bortoletto Raddi (Uberlândia-MG); "Acesso de Stoppa: indicações e demonstração passo-a-passo" pelo Dr.Gustavo Lemos Ribeiro Melo (BH); e "Passo-a-passo da colocação do fixador externo pelvico íliaco e supra-acetabular" pelo Dr.Nairan Jeser Paulino (BH) encerrando as palestras deste módulo.

Após um tempo reservado para as perguntas dos ouvintes, o Dr. João Wagner J. Pelucci (Vice-presidente da SBQ Sudeste) moderou a Mesa Redonda: "Trauma pélvico-acetabular". Participaram como debatedores os Drs. Egídio Oliveira Santana Júnior , Euler de Carvalho Guedes, Guilherme Chaves Motta, Leonardo Rodrigues Farnezi e Pedro Idelfonso Dornellas Torres, todos de BH.

No segundo módulo do dia, "Fratura do fêmur proximal" apresentou-se as palestras; "Fraturas trocantéricas instáveis", "Fraturas da cabeça femoral", "Pseudo-artrose do colo femoral: qual o melhor tratamento?", Cut-out da fratura trocantérica: qual o melhor tratamento?" e "Fratura subtrocantérica: opções de tratamento". Os apresentadores foram, respectivamente, os Drs.: Jurandir Antunes Filho, Fabiano Bolpato Loures, José Paulo Sabino de Almeida, de Juiz de Fora-MG, o Dr, Fernando Lemos Rezende, de Três Pontas-MG, e Dr. Egídio Oliveira Santana Junior (BH).
Após encerradas as palestras, houve um intervalo para discussão sobre os assuntos, e resposta às perguntas da platéia.

Uma mesa redonda sobre o tema deste módulo foi moderada pelo Dr.Alex Fabiano Dias Pinto (Organizador do Evento). E os debatedores foram os Drs.: Ciro Jabur Pimenta (Passos-MG), Egídio Oliveira Santana Jr. (BH), Henrique Lima Lopes (BH), José Fernando Duarte (Vitória-ES), e Sérgio Versiani Saraiva Souza (Montes Claros-MG).

"O papel do PET-CT na infecção da artroplastia de quadril", apresentada pelo Dr. Leonardo Lamego Rezende (BH), especialista em Medicina Nuclear, foi a primeira palestra do módulo "Imagenologia do quadril". Em seguida, tivemos a Dra. Edrise Morici Lobo Mueller e o Dr.Wilson Campos Tavares, Radiologistas de BH, apresentando respectivamente: "Ressonância magnética 3 tesla do quadril: valor clínico e conceitos atuais" e " Ressonância magnética na avaliação de fraturas pélvicas". Ao final destas palestras, foi aberto espaço para as perguntas dos ouvintes e discussão dos assuntos apresentados.

Em seguida, a mesa redonda moderna "Dor lateral do quadril adulto", moderada pelo Dr. Edson Barreto Paiva (BH), teve como debatedores os Drs. Alberto Eduardo Peres, Cristiano Nazareth Lara, Fábio Guimarães Pinto e Leandro Emílio Nascimento Santos, todos de BH.

O módulo "Miscelânea" se iniciou com o tema livre: "Terapia com plasma rico em plaquetas na síndrome dolorosa crônica do grande trocanter femoral" apresentado pelo Dr. José Fernando Duarte (Vitória-ES), e comentada pelo Dr. Edson Barreto Paiva (BH).
Todas as palestras deste móduloforam ministradaspor belorizontinos: "Osteocondrite dissecante da cabeça femoral/capsulite adesiva do quadril - diagnóstico e tratamento" pelo Dr. Marcos Tadeu Caires Lopes; "Sindromes neurológicas compressivas do quadril - diagnóstico e tratamento" apresentada pelo Neurocirurgião Dr.Wilson Faglioni Jr.; "Osteoporose transitória do quadril: diagnóstico e tratamento", com o Dr. Sérgio Nogueira Drummond Jr.; "Sacrileite: diagnóstico e tratamento", pelo Dr. Leandro Emílio Nascimento Santos; "Ressalto anterior e lateral do quadril: diagnóstico e tratamento" foi apresentada pelo Dr. Fernando Corradi Fonseca Drumond; e "Quadril doloroso de origem pelviperineal: diagnóstico e tratamento" pelo Dr. Carlos Antônio Garrido.

Tivemos então, logo após os minutos reservados à discussão sobre as palestras e resolução de dúvidas, uma mesa redonda moderna, apresentada pelo Dr. André Galdêncio Ignácio de Almeida (Secretário da SBQ Sudeste), que teve como tema "Quadril doloroso pós ATQ", e seus debatedores foram os Drs. Carlos Antônio Garrido (BH), Éder Detrêz (Teófilo Otoni-MG), e Fabiano Bolpato Loures e José Paulo Sabino de Almeida, ambos de Juiz de Fora-MG.
O módulo "Artroplastias de revisão/reconstrução do quadril" se constituiu no ponto alto do Evento, com todas as palestras ministradas por convidados nacionais: "Revisão de ATQ: planejamento pré-operatório" pelo Dr. Sérgio Delmonte Alves (Rio de Janeiro-RJ), "Revisão de artroplastia infectada do quadril em tempo único (com enxerto ósseo)" com o Dr. Rudelli Sérgio Andrea Aristide (São Paulo-SP), "Reconstrução femoral com enxerto liofilizado bovino" e "Reconstrução acetabular com cunha de tântalo e enxerto liofilizado bovino" com o Dr. Carlos Roberto Galia (Porto Alegre-RS), e "Opções de reconstrução de defeitos acetabulares" e "Revisão de ATQ: Opções de reconstrução femoral" pelo Dr. Paulo Gilberto Cimbalista Alencar (Curitiba-PR).

Contamos também com a presença dos Drs. Carlos Roberto Galia, Paulo Gilberto Cimbalista Alencar, Rudelli Sérgio Andrea Aristide e Sérgio Delmonte Alves, assim como do Dr. Elmano de Araújo Loures (Juiz de Fora-MG), para debater os casos da mesa redonda moderada pelo Dr. Guydo Marques Horta Duarte (BH), sobre o tema "Artroplástia de revisão/reconstrução do quadril".

O segundo dia do evento, assim como o primeiro, se encerra em um coquetel de confraternização.

O dia 1º de novembro de 2014 (terceiro dia de evento), se inicia com o módulo "Artroplástias primárias do quadril",com mais uma série de palestras:
"ATQ primária em pacientes jovens: Tipos de implantes e superfícies acetabulares" pelo Dr. Paulo Gilberto Cimbalista Alencar; "Artroplástia total do quadril híbrida reversa" pelo Dr Carlos Roberto Galia; "Artroplastia total primária cimentada do quadril" e "Artroplastia de revisão do quadril pela técnica Exeter" pelo Dr. Rudellli Sérgio Andrea Aristide; "Artroplástia total primária não cimentada do quadril" com o Dr. André Gaudêncio Ignácio de Almeida"; e "Artroplastia total primária híbrida do quadril]", pelo Dr. Carlos César Vassalo. Em seguida foram respondidas as dúvidas da platéia, assim como reservados alguns minutos para discussão dos assuntos tratados nas palestras.

A mesa redonda "Artroplastia primária do quadril" moderada pelo Dr. Sérgio Nogueira Drumond, contou com os Drs.: Carlos Roberto Galia, Elmano de Araújo Loures, Leonardo Brandão Figueiredo (BH), e Sérgio Delmonte Alves como debatedores.
O último módulo, "ATQ em situações especiais", baseou-se em 4 palestras: "ATQ imediata na fratura do acetábulo" pelo Dr. João Wagner Junqueira Pelucci;"ATQ em obeso mórbido" pelo Dr. Leonardo Brandão Figueiredo; e encerrando as aulas do Simpósio, o presidente da SBQ, Dr. Sérgio Delmonte Alves ministrou "Desartrodese do quadril" e "ATQ em DDQ do tipo IV de CROWE". Após a discussão destes assuntos, e os ouvintes terem solucionado suas dúvidas, seguimos para a última mesa redonda da Jornada.

A mesa redonda "ATQ em situações especiais", foi debatida pelos Drs. Edson Barreto Paiva, Guydo Marques Horta Duarte, Rudelli Sérgio Andrea Aristides e Sérgio Nogueira Drumond; e moderada pelo Dr. Euler de Carvalho Guedes.

Este Simpósio, que foi o 7° encontro científico promovido pela Sudeste em 2014, atingiu seus objetivos: troca de conhecimento, atualização científica e fortalecimento da nossa Sociedade.

Para o ano de 2015, estão sendo programados encontros científicos em Teófilo Otoni, Ipatinga, Muriaé e BH.

Original Page: http://www.sbquadril.org.br/noticia-print.php?n=51