VI Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Saúde de Caxias do Sul

A VI Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Saúde de Caxias estava excelente! A comissão organizadora, liderada pelo Dr. Marcio Valin, conseguiu reunir um excelente grupo de especialistas e amigos! Tanto a parte científica como a confraternização estavam muito boas.

Dr. Valin entrega presente do evento para Dr. David Gusmão

 

Na área da Artroscopia de quadril tivemos uma novidade inédita: cirurgia ao vivo em modelo Porcino! Tive a oportunidade de demonstrar técnicas básicas e avançadas em um modelo animal (porco) com transmissão direta para sala de conferências. O Dr. Pedroni (PR) ajudou a coordenar a interação com a platéia e as perguntas. Esse fato é muito importante para o treinamento de futuros cirurgiões, especialmente na área da video artroscopia do quadril que é muito mais difícil que em outras articulações.

Sábado 11:40h Work Shop – Artroscopia de Quadril – Coordenação Dr. David Gusmão ( Porto Alegre – RS)

Setup do Workshop com modelo animalSetup do Workshop com modelo animal

 

Sábado 10:55h -Conferência Nacional – Dr. David Gusmão (Porto Alegre – RS) – “Resultados da Cirurgia Aberta X Artroscópica”

Foi muito bom poder falar sobre esse assunto e fazer essa comparação. Ao preparar essa aula e analisar o nosso grupo de pacientes operados de forma tradicional aberta e via artroscópica fica cada vez mais claro o papel da cirurgia aberta e da cirurgia por vídeo. Hoje 95% das cirurgias para impacto femoroacetabular estão sendo realizadas por videoartroscopia de quadril.

Claro que a cirurgia aberta (luxação cirúrgica) tem seu papel em nosso arsenal de tratamento. Hoje vejo a cirurgia aberta como a única forma de corrigirmos certas alterações graves do quadril como seqüelas importantes de perthes e epifisiólise. Com a cirurgia aberta podemos realizar o alongamento relativo do colo do femur, osteotomias do colo femoral subcapitais e osteocondroplastias para casos de pincer muito extremos, dentre outras.