Comissão de Cirurgia Preservadora do Quadril

É uma honra ter sido escolhido juntamente com excentes profissionais para a comissão de Cirurgia Preservadora do Quadril. Unindo esforços podemos melhorar a qualidade das informações, diagnósticos e procedimentos do quadril doloroso no jovem.

Preservar é pensar no futuro, precisamos pensar mais em manter o quadril natural do que simplesmente troca-lo.

Dr. Paulo David Fortis Gusmão


Criada a Comissão de Cirurgia Preservadora


Giancarlo Polesello foi escolhido para presidir a Comissão de Cirurgia Preservadora de Quadril da SBQ, criada por iniciativa do presidente Sérgio Delmonte durante a assembleia extraordinária de 21 de novembro.

Os demais integrantes da Comissão são Henrique Cabrita, no cargo de vice-presidente, Marcelo Queiroz, Carlos Cesar Vassalo e Paulo David Gusmão. Como consultor foi escolhido Luiz Sergio Marcelino Gomes.


O objetivo da nova Comissão é congregar e dar força à nova vertente da especialidade, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e difundir informações sobre pesquisas procedimentos e evolução, que tem sido constante ao redor do mundo.

Também será missão da nova organização auxiliar a obtenção de dados e buscar a homologação de protocolos para o REMPRO, que é um registro inédito no Brasil sobre os procedimentos de quadril. O Registro está sendo implantado num esforço muito grande que permitirá, a médio prazo, o estudo e a avaliação das cirurgias, dos problemas mais comuns, dos resultados obtidos, fazendo com que o País passe a contar com uma ferramenta importante para a especialidade, ferramenta essa que já existe nos países desenvolvidos e que é muito necessária inclusive para embasar políticas públicas de Saúde sobre o quadril.

O presidente da Comissão informa que, paralela- mente aos demais trabalhos de que foi incumbido, ao ser criado o Comitê assumiu ainda a responsabilidade pela organização do módulo de cirurgia preservadora no próximo Congresso Brasileiro de Cirurgia de Qua- dril. Nesse sentido estão sendo levantados os nomes dos expoentes internacionais nessa área que serão convidados a integrar a grade com uma programação atrativa, ampla e didática sobre o tema.