O que é viscossuplementação?

A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Podemos dizer que seria como colocar um "lubrificante" entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor.  

artrose de joelho.jpg

A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose do joelho e quadril. 

  • Alívio da dor significativamente maior do que com placebo
  • Oferece até 6 meses de alívio da dor com uma aplicação de 6ml
  • Baixa incidência de efeitos adversos locais em ambos os tratamentos, inicial e nas repetições
 Um dos produtos disponíveis para viscossuplementação. Existem diversas marcas, porém elas diferem nas suas fontes de fabricação e na concentração do produto.

Um dos produtos disponíveis para viscossuplementação. Existem diversas marcas, porém elas diferem nas suas fontes de fabricação e na concentração do produto.

Os candidatos ideais são os pacientes com: 

  • Artrose no joelho e quadril leve a moderada
  • Condições de saúde que devem limitar o uso das medicações anti-inflamatórias

1. Chevalier X et al. Ann Rheum Dis. 2010 Jan;69(1):113-9.

 

Sobre ácido hialurônico
O ácido hialurônico é o produto utilizado para realizar a viscossuplementação. Este produto é composto de uma substância natural que lubrifica e deixa sua articulação (junta) “almofadada”. Com apenas uma aplicação, o ácido hialurônico pode fornecer até seis meses de alívio da dor no joelho. Uma das marcas muitos utilizadas para este tratamento é o Synvisc. 

Quando é indicado o uso do ácido hialurônico?
O Synvisc é indicado para tratamento de artrose, artrite, e desgaste das articulações quando não houve melhora com terapias conservadoras não-medicamentosas ou analgésicos simples (p.e., paracetamol).

Como o ácido hialurônico funciona? 
Nos joelhos e quadris com desgaste, o fluído da articulação (chamado fluído sinovial) pode falhar e se tornar deficiente e não fornecer o amortecimento adequado para que a articulação evite a piora do desgaste. A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações para diminuir o impacto,  o desgaste, e por consequência a dor, o desconforto e a limitação de uso das articulações

Como o ácido hialurônico é administrado no Joelho? 
É um procedimento simples, realizado no consultório, que leva poucos minutos. É realizada uma injeção com Ácido Hialurônico dentro do espaço articular. Após a aplicação, você pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, mas deve evitar qualquer atividade exaustiva por cerca de 48 horas. 

Veja este video que demonstra como a viscossuplementação e aplicada no joelho

Como o ácido hialurônico é administrado no Quadril? 
É um procedimento simples que também leva poucos minutos. Porém, como a articulação do quadril é mais profunda necessitamos o uso de raio-x ou de ultrassom para localizar o ponto exato para colocar a medicação. Usualmente o procedimento é realizado em ambiente clínico-hospitalar, podendo ser com ou sem sedação. Após a injeção, você pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, mas deve evitar qualquer atividade exaustiva por cerca de 48 horas.


O que eu posso esperar do tratamento? 
O ácido hialurônico pode lhe fornecer até seis meses de alívio da dor por osteoartrite. Cada paciente responde diferentemente, entretanto num estudo clínico, os pacientes experimentaram o início do alívio um mês após a injeção. O ácido hialurônico pode ser repetido com segurança; então, acompanhe seus sintomas e fale com seu médico se sua dor voltar. 

Quais são os efeitos colaterais? 
Os efeitos colaterais mais comumente vistos num estudo clínico foram dor no joelho, rigidez e inchaço dentro e/ou ao redor do joelho. Outros efeitos colaterais como erupção cutânea também podem ocorrer. Os efeitos colaterais foram geralmente leves a moderados e não se estenderam por muito tempo. Synvisc não está associado a efeitos colaterais graves.

Por que eu devo fazer a viscossuplementação?

Sabe-se que o tempo desde o início da dor nas articulações, devido ao desgaste, até a necessidade de tratamento cirúrgico pode ser muito variável. Esta opção de tratamento tem como objetivo justamente prolongar esta decisão.

 

Agende uma consulta para saber se essa terapia se aplica ao seu caso!


comments powered by Disqus