A prótese de quadril é um excelente tratamento quando já não existe mais a cartilagem na articulação. Alto índice de satisfação dos pacientes.
Nestes vídeos o Dr. David Gusmão explica como se escolhe uma prótese de quadril e quanto tempo dura uma prótese de quadril.
A escolha de um implante deve ser feitas de forma técnica baseado em publicações científicas em mais de um país. Existe uma preferência por estudos tipo "Registros de Próteses Nacionais" onde TODOS os pacientes de um país são acompanhados para determinar o tempo de durabilidade dos implantes que foram utilizados. Mesmo com o melhor cirurgião do mundo cada implante tem sua limitação mecânica, alguns com longa durabilidade (mais de 30 anos) e alguns com vergonhosa durabilidade (menos de 5 anos). Felizmente existem diversos países que possuem os dados necessários para que os cirurgiões escolham os implantes de sucesso MUNDIALMENTE reconhecidos.
Não há motivos para fazermos experiências com implantes sem estudos comprovados de longo prazo. A prótese de quadril é uma cirurgia que substitui uma articulação natural e PRECISA funcionar a cada passo que o paciente realiza, sem manutenção durante um longo período.
Veja o vídeo para mais informações detalhadas:
Prótese de Quadril Minimamente Invasiva
A Artroplastia total do quadril (prótese de quadril) é um procedimento ortopédico muito comum em todo o mundo. Com o envelhecimento da população, espera-se que fique ainda mais comum. A prótese do quadril é uma cirurgia que envolve a troca da articulação do quadril com implantes artificiais. Isso alivia muito a dor e melhora a mobilidade. A prótese do quadril minimamente invasiva permite ao cirurgião realizar a operação através de uma pequena incisão. Os pacientes geralmente apresentam menos dor em comparação com a cirurgia tradicional de prótese do quadril e a reabilitação é mais rápida.
Osteoartrose e Prótese de Quadril
A osteoartrose do quadril é a razão mais comum para uma prótese de quadril. A osteoartrose é causada pelo desgaste natural do envelhecimento e também por algumas doenças. Isso faz com que a cartilagem que cobre as superfícies articulares se desgaste, resultando em dor e rigidez. Outras condições que podem causar destruição da articulação do quadril incluem a perda do suprimento de sangue para a cabeça do fêmur (osteonecrose), artrite reumatóide, ferimentos, infecções e anormalidades do desenvolvimento do quadril (impacto femoroacetabular e displasia do quadril). Os doentes com artrose também podem ter o enfraquecimento dos ossos (osteoporose), mas não há nenhuma relação direta entre a densidade óssea e do desenvolvimento de artrose no quadril.
Os sintomas
A artrose do quadril (coxartrose) normalmente causa uma dor muito incômoda. A dor pode ser constante ou pode ir e vir. Pode ser sentida na virilha (local mais comum), coxa e nádegas ou pode haver dor referida na parte interna do joelho. Andar a pé, principalmente para longas distâncias, pode levar o paciente a mancar. Normalmente, amigos e familiares são os primeiros a notar. Alguns pacientes podem necessitar de uma bengala, muleta ou andador para ajudá-los a se locomover. A dor geralmente começa lentamente e piora com o tempo e com os níveis mais elevados de atividade. Pacientes com artrose de quadril podem ter dificuldade em subir escadas, vestir-se, amarrar os sapatos e cortar as unhas dos pés. A dor também pode interferir com o sono.
Consulte o seu médico para diagnosticar a artrose do quadril. O médico irá perguntar sobre seus sintomas e realizar um exame físico. As radiografias podem mostrar perda de espaço da cartilagem na articulação do quadril e uma aparência de "osso com osso", ou seja, sem cartilagem. Osteófitos e cistos ósseos são comuns e representam artrose mais avançada. Às vezes, o médico pode recomendar exames complementares para confirmar o diagnóstico, incluindo ressonância magnética (RNM) ou tomografia computadorizada (TC).
O tratamento para a osteoartrose
Tratamento não cirúrgico
Para artrose de quadril, o primeiro tratamento que o médico pode recomendar é medicações anti-inflamatórias não controladas, como o ibuprofeno ou nimesulida. Alguns suplementos nutricionais, incluindo a glicosamina, também podem proporcionar algum alívio. Fisioterapia, a curto prazo, pode ajudar a melhorar a força e reduzir a rigidez. Para os pacientes com artrose mais avançada, o uso de uma bengala do lado oposto do quadril afetado pode ajudar a transferência de peso para longe do quadril doloroso e melhorar a capacidade de andar. Um andador também pode ser usado, principalmente por pessoas de mais idade. A artrose, no entanto, é progressiva. Mesmo com o tratamento, essa condição irá piorar ao longo do tempo. A perda de peso pode ajudar a diminuir tensões em todas as articulações.
Tratamento Cirúrgico sem uso de prótese
A dor e mobilidade podem piorar com a osteoartrose do quadril, mesmo quando todos os tratamentos não cirúrgicos recomendados forem tentados. Se isso acontecer, o médico pode recomendar a cirurgia. As opções cirúrgicas incluem:
- Artroscopia do Quadril: é um procedimento ambulatorial minimamente invasivo, que é relativamente comum. O médico pode lhe recomendar quando a articulação do quadril mostra evidências de cartilagem rompida ou fragmentos soltos de osso ou cartilagem. Esse procedimento pequeno pode ajudar a adiar a cirurgia de prótese de quadril por mais alguns anos.
- Osteotomia: candidatos de osteotomia incluem pacientes mais jovens com artrose precoce, particularmente aqueles com um encaixe do quadril anormalmente "raso" (displasia). O procedimento envolve cortes e realinhamento dos ossos da articulação do quadril, fêmur ou da bacia para diminuir a pressão dentro da articulação. Em algumas pessoas, isso pode atrasar a necessidade de cirurgia de prótese por 10 a 20 anos.
Tipos de técnicas para Próteses de Quadril
Prótese de quadril Tradicional
A cirurgia de prótese de quadril tradicional envolve fazer uma incisão na lateral do quadril. Os músculos são divididos ou separados a partir do quadril, permitindo que seja deslocado. Uma vez que o conjunto tenha sido aberto e as superfícies articulares expostas, o cirurgião remove a cabeça do fêmur que, em geral, está muito danificada. O acetábulo é preparado pra remoção de qualquer cartilagem remanescente e algum do osso circundante. Um implante em forma de taça é então pressionado para dentro do osso do acetábulo. Pode ser fixado com ou sem parafusos ou com uma espécie de cola acrílica (cimento ortopédico - metilmetacrilato). Uma superfície de rolamento lisa de plástico é inserida no implante de modo que o conjunto possa mover-se livremente.
Em seguida, o fêmur é preparado. Uma haste de metal é colocado no fêmur para uma profundidade de cerca de 12 centímetros. O implante da haste é fixada com cimento ósseo ou sem cimento. Uma esfera metálica é colocada sobre o topo da haste. A junta articular bola-e-soquete é recriada.
Prótese de quadril Minimamente Invasiva
Cirurgia de substituição do quadril minimamente invasiva permite ao cirurgião realizar a substituição do quadril através de uma ou duas pequenas incisões. Os candidatos para procedimentos de incisão mínima são tipicamente mais jovens, mais saudáveis e mais motivados a ter uma recuperação rápida em comparação com pacientes que se submetem a cirurgia tradicional. Antes de decidir ter uma substituição do quadril minimamente invasiva, é importante obter uma avaliação completa do seu cirurgião. Discuta com ele os riscos e benefícios. Ambos os procedimentos de substituição de tradicionais e minimamente invasiva do quadril são tecnicamente exigentes. Eles exigem que o cirurgião e sua equipe operacional tenham uma experiência considerável.
Técnica
Os implantes artificiais utilizados para os procedimentos de substituição do quadril minimamente invasivas não são os mesmos utilizados para a substituição tradicional do quadril. Os instrumentos especialmente desenvolvidos são necessários para preparar e colocar os implantes de forma adequada e segura. O procedimento cirúrgico é semelhante, mas há menos danos aos músculos. Uma incisão de quadril único minimamente invasiva pode medir apenas 6-10 centímetros. Isso depende do tamanho do paciente, da musculatura e da dificuldade do procedimento. A incisão é geralmente colocada sobre a lateral do quadril. Os músculos e tendões são divididos ou separados, mas em menor grau do que na operação tradicional de substituição. Eles são rotineiramente reparados após o cirurgião colocar os implantes. Isso estimula a cicatrização e ajuda a prevenir luxação do quadril. Uma prótese de quadril de boa qualidade, com implantes de boa concepção e técnica adequada, tem a possibilidade de mais de 80% de estar funcionando nos próximos 25 anos. O desgaste da prótese depende do uso, a duração terá um tempo mais curto em pacientes mais ativos.
Benefícios
Benefícios relatados de substituição do quadril menos invasiva incluem:
- Menos dor
- Incisões mais estéticas
- Menos lesão muscular
- Reabilitação mais rápida
- As internações hospitalares são mais curtas.
Para substituição tradicional do quadril, a internação hospitalar média é de 4 a 5 dias. Muitos pacientes precisam de reabilitação após a alta hospitalar. Com procedimentos menos invasivos, a internação pode ser de um ou dois dias. Alguns pacientes podem ir para casa no dia da cirurgia. Os primeiros estudos sugerem que a cirurgia de substituição do quadril minimamente invasiva agiliza o processo de recuperação, mas os riscos e benefícios de longo prazo de técnicas menos invasivas ainda não foram documentados.
Investigações futuras
Extensos estudos e desenvolvimentos já estão em andamento para determinar os benefícios de longo prazo de substituição do quadril minimamente invasiva. A nova tecnologia para imagem assistida por computador da colocação do implante já foi desenvolvida. A técnica cirúrgica continua a ser modificada conforme a experiência com a cirurgia de quadril minimamente invasiva cresce. Isto irá permitir a reconstrução mais precisa do quadril com visualização menos direta. Além disso, projetos de implantes e de novos materiais estão sendo desenvolvidos para facilitar a cirurgia de quadril e prolongar a vida útil das substituições.
Um paciente com prótese de quadril precisa de acompanhamento médico rotineiro, pois mesmo que não haja dor, desconforto e nada visivelmente errado, é necessário garantir que quaisquer problemas no osso ou nos implantes possam ser encontrados e tratados precocemente, evitando maiores complicações. Alguns médicos exigem visitas anuais, outros, de dois em dois anos.
Para mais informações sobre prótese total do quadril oficial da Sociedade Brasileira do Quadril, clique aqui.
Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor. As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.
Veja exemplos de recuperação após a Prótese total de quadril minimamente invasiva:
Agradecimentos públicos em mídias sociais:
Atenção: esse conteúdo não viola a privacidade de pacientes, uma vez que foram feitos públicamente em seus perfis sociais. Mesmo assim, a qualquer momento podem ser removidos. Basta solicitar no botão "remover conteúdo"