Impacto Femoroacetabular no atleta: padrão de lesões secundárias compensatórias

david.gusmao.ortopedia.impacto.femoroacetabular.atleta.jpg

O impacto femoroacetabular (IFA) é uma causa de dor inguinal no atleta muito bem documentada e com tratamentos com altos índices de sucesso.

Nesse artigo é demonstrado diversos padrões de lesões compensatórias, ou seja, lesões causadas de forma indireta pelo impacto femoroacetabular.

É muito comum vermos, no meio esportivo, atletas com lesões crônicas de osteíte púbica, pubalgia, distensões na virilha ou "virilha aberta" que não melhoram com nada. O que pode estar causando essas alterações? Será que são alterações primárias ou secundárias?

Recentemente Feeley et Al relataram a "tríade do quadril do esporte", que consiste em lesão labral, estiramento de adutores e do tendão do reto anterior da coxa. Essa tríade seria causada pelo IFA, mais um exemplo da relação entre esses achados.

A principal causa da sobrecarga de outras articulações e músculos é a falta de amplitude de movimento do quadril com IFA. Quando o quadril está com seu movimento bloqueado ocorre uma sobrecarga com maior movimento na coluna lombar, articulações sacroilíacas, sínfise púbica e subluxações de quadril. Devido a essas alterações as forças musculares através do quadril ficam muito alteradas.

Lesões compensatórias do Impacto Femoroacetabular: Osteíte Púbica; Hérnia do Esporte; Inflamações nas articulações sacroíliacas; Lesões Musculares; Subluxação posterior do Quadril; Lesões e dores na coluna lombossacra.

Felizmente, estamos evoluindo muito na área do esporte, medicina regenerativa e no entendimento da articulação do quadril, principalmente em pacientes de alta performance como os atletas e esportistas não profissionais.

1.Voos JE, Mauro CS, Kelly BT. Femoroacetabular Impingement in the Athlete: Compensatory Injury Patterns. YOTOR. Elsevier Inc.; 2010 Dec. 1;20(4):231–236.

 

 

Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor. As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.