Hérnias inguinais ligadas a problemas do quadril

21f1f646fc0477190c04ced6ee95d6d0.gif

Poderia haver uma ligação entre hérnias do esporte e problemas no quadril em atletas?

Segundo pesquisadores do departamento de ortopedia da Universidade de Virginia, a resposta é "sim".

Hérnias do esporte, uma ruptura dos músculos oblíquos do abdomem, são uma causa comum de dor na virilha em atletas, mas pouco se sabe sobre por que ocorrem.

Um estudo realizado na Virginia(EUA) sugere que uma condição chamada síndrome do impacto femoroacetabular (IFA), essencialmente o atrito entre a cabeça do fêmur e o osso da bacia (acetábulo) pode ser um fator contribuinte.

Os pesquisadores analisaram os prontuários de 43 pacientes submetidos à cirurgia para reparar hérnias de esportes entre 1999 e 2011. Desses pacientes, 37 (86%) apresentaram evidência de algum tipo de impacto femoroacetabular em exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada ou raios-X.

"Nosso estudo mostrou que os pacientes com impacto femoroacetabular tendem a ter uma mudança na biomecânica do quadril, que, por sua vez, leva ao estresse aumentado em toda a virilha", o autor Kostas Economopoulos, MD disse em um comunicado de imprensa 13 de julho.

"Com estas tensões, uma hérnia do esportes é mais provável de ocorrer."

Ele acrescentou: "Esperamos que nosso estudo encoraje os médicos que tratam hérnias do esporte e dores crônicas na virilha, em atletas continuar a investigar a possibilidade de impacto femoroacetabular, e, por sua vez, pode recomendar as melhores opções de tratamento para esta condição."

O estudo foi apresentado na reunião anual da American Society for Orthopaedic Sports Medicine, em Baltimore.

David Gusmão

Médico ortopedista especialista em cirurgia e clínica do Quadril

http://www.davidgusmao.com
Anterior
Anterior

Neto Berola

Próximo
Próximo

Jo-Wilfried Tsonga