Guga faz nova cirurgia no quadril e tem expectativa de jogar sem dores

guga.kuerten.1..jpg

  O ex-tenista Gustavo Kuerten foi submetido neste fim de semana a um implante de uma prótese de quadril, para solucionar definitivamente a lesão responsável por sua despedida do circuito profissional, em 2008. A operação foi realizada pela equipe chefiada pelo médico Richard Canella, em Florianópolis (SC).

Segundo o boletim médico divulgado por Dr. Canella, "os controles radiográficos comprovam que a cirurgia no quadril direito foi um sucesso. Correu tudo muito bem e dentro de seis meses o Guga poderá voltar às quadras".

Desde a aposentadoria, em 2008, Kuerten tem disputado partidas de exibição nas quais seguia sofrendo com dores. No ano passado, por exemplo, ele enfrentou o sérvio Novak Djokovic no Rio de Janeiro e o equatoriano Nicolás Lapentti em São José, região metropolitana de Florianópolis.

Em 13 anos como profissional, Guga foi operado duas vezes no quadril, em fevereiro de 2002 e em setembro de 2004. Mesmo com dores, ele continuou disputando os torneios e finalizou a carreira com 20 títulos no circuito mundial da ATP, entre eles três Grand Slams (Roland Garros), um Master Cup e cinco Masters Series. Além de ter alcançado a liderança do ranking mundial em dezembro de 2000, posição ocupada por 43 semanas.

Desta vez a equipe médica optou pelo implante de uma prótese de titânio com superfície de atrito em cerâmica.

"Nossa intenção é de que o Guga volte a jogar tênis livre das dores que o incomodavam e limitavam suas atividades", explicou o Dr. Richard Canella.

Fonte: Terra

Comentário Dr. David Gusmão (baseado nas notícias da mídia)

Tenho certeza que todos nós ficamos animados com a notícia! Guga poderá retornar as quadras, sem dor, em breve! Muitos pacientes e amigos perguntam sobre o histórico do Guga. Segundo as notícias da mídia, ele possuía impacto femoroacetabular, porém nas primeiras cirurgias foi identificado um dano na cartilagem muito avançado. As duas primeiras cirurgias conseguiram fazer com que o Guga utilizasse seu quadril natural por mais tempo, porém chegou um momento que as dores estavam muito intensas.

Fico contente, pois sei que o Guga está em ótimas mãos! Dr. Richard Canella é um excelente cirurgião!

Segundo as notícias, Guga recebeu um implante de prótese de quadril com superfície de cerâmica, que tem excelente durabilidade. O mesmo tipo de implante que eu recomendo para pacientes jovens.

BOA SORTE, GUGA!!!