Congresso Internacional de Artroscopia de Quadril (ISHA) 2016 em San Francisco EUA

Durante os dias 15 a 17 de setembro ocorreu o Congresso Internacional de Artroscopia de Quadril de 2016 (ISHA - International Society of Hip Arthroscopy Meeting) em San Francisco nos Estados Unidos da América. Esse é o maior evento dedicado a preservação do quadril com técnicas menos invasivas como a vídeo artroscopia.

Foram três dias de muita discussão, troca de ideias e informações, tudo em busca de um objetivo em comum, fornecer o melhor tratamento disponível para o paciente.

O ponto de maior destaque de todo o evento foi o tratamento não cirúrgico, minimamente invasivo e complementar das lesões da cartilagem, músculos e tendões.

Tive a honra de ser convidado a palestrar sobre Terapias Celulares aplicadas ao Quadril. Neste módulo "Stem Cells and Tissues: Reconstruction, Cell Therapy, Rehabilitation, Imaging"  participaram: Dr. Nicolas Bonin (França), Dr. Filippo Randelli (Italia), Dr. Brian White (EUA) e foi coordenada pelo Dr. Rodrigo Mardones (Chile).

Minha apresentação foi elogiada e discutida durante a sessão de perguntas, especialmente sobre qual o paciente tem o melhor benefício com essas novas terapias.

O mundo científico todo está lutando para fornecer a melhor solução para as lesões articulares precoces das articulações e minha grande satisfação está em poder caminhar junto com todos estes colegas e em poder oferecer esta possibilidade para meus pacientes.

Retorno para o Brasil satisfeito e realizado em estar trilhando o mesmo caminho de todos os maiores centros de tratamento preservador da articulação do quadril.