Artrite Inflamatória no Quadril

Artrite significa literalmente "inflamação de uma articulação." Em algumas formas de artrite, tais como a osteoartrite, a inflamação surge porque o revestimento liso (cartilagem articular) sobre as extremidades dos ossos desgasta. Em outras formas de artrite, tais como a artrite reumatóide, o revestimento torna-se inflamado, como parte de uma doença sistémica. Estas doenças são consideradas as artrites inflamatórias.

Os três tipos mais comuns de artrite inflamatória que afetam o quadril são:

- Artrite Reumatóide - uma doença sistemática do sistema imunitário que afeta geralmente múltiplas articulações em ambos os lados do corpo ao mesmo tempo; - Espondilite Anquilosante - uma inflamação crônica da coluna vertebral e articulações sacroilíacas (o ponto onde a coluna se encontra com o osso pélvico), que também pode causar inflamação em outras articulações; - Lúpus Eritematoso Sistémico - uma doença auto imune em que o corpo prejudica as suas próprias células e tecidos saudáveis.

Sinais e Sintomas

O sinal clássico da artrite é a dor articular. Artrite inflamatória do quadril é caracterizada por uma dor maçante, dor na virilha, coxa exterior ou nas nádegas. A dor geralmente é pior pela manhã e diminui com a atividade, no entanto, a atividade vigorosa pode resultar em aumento da dor e rigidez. A dor pode limitar seus movimentos ou fazer com que uma caminhada seja difícil.

Diagnóstico

Durante o exame físico, seu médico pode pedir-lhe para mover seu quadril de várias maneiras para ver qual movimento é restrito ou doloroso. O seu médico vai querer saber se você anda mancando, se um ou ambos os quadris são dolorosos, e se você sente dor em qualquer outra articulação. Os raios X (radiografias) e estudos laboratoriais serão necessários. Os raios x vão mostrar se existe algum afinamento ou erosão nos ossos, qualquer perda de espaço articular ou qualquer excesso de líquido na articulação. Os estudos de laboratório irão mostrar se um fator reumatóide ou outros anticorpos estão presentes.

Tratamento

O tratamento depende do diagnóstico.

Tratamento não cirúrgico

Se você tem uma infecção na articulação do quadril, que deve ser eliminado, seja através do uso de medicamentos ou por meio de drenagem cirúrgica. Tratamentos não cirúrgicos podem proporcionar algum alívio com relativamente poucos efeitos colaterais ou complicações:

- Anti-inflamatórios, tais como a aspirina ou o ibuprofeno, podem ajudar a reduzir a inflamação. - Os corticosteróides são potentes anti-inflamatórios, parte de uma categoria de drogas conhecido como sintoma drogas modificadoras (SMARDs). Eles podem ser tomados por via oral, por injeção ou como cremes aplicados sobre a pele. - Metotrexato e sulfasalazina podem ser prescritos para ajudar a retardar a progressão da doença. Estes medicamentos são parte de uma categoria de medicamentos chamados modificadores da doença (DMARDs drogas anti-reumáticas). Por exemplo, o fator de necrose de tumor é uma das substâncias que parecem causar inflamação em pessoas com artrite. Novas drogas contra este fator parecem ter um efeito positivo sobre a artrite em alguns pacientes. - A fisioterapia pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento, o fortalecimento muscular e a manter o tônus muscular. A natação é um exercício preferido para pessoas com espondilite anquilosante. - Os dispositivos auxiliares, como bengala, andador, calçadeira longa, podem tornar mais fácil para você fazer atividades da vida diária.

Tratamento Cirúrgico

Se estes tratamentos não aliviam a dor, a cirurgia pode ser recomendada. O tipo de cirurgia depende de vários fatores, incluindo a sua idade, a condição da articulação do quadril, do tipo de artrite inflamatória que tem e a progressão da doença. O seu cirurgião ortopedista irá discutir as várias opções com você. Não hesite em perguntar porque um procedimento específico está sendo recomendado e que resultado você pode esperar. Embora as complicações são possíveis em qualquer cirurgia, o cirurgião ortopédico irá tomar medidas para minimizar os riscos. Os procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados para a artrite inflamatória do quadril incluem:

- Artroplastia total de quadril é frequentemente recomendada para pacientes com artrite reumatóide ou espondilose anquilosante, pois proporciona alívio da dor e melhora o movimento. Os enxertos ósseos podem ajudar os pacientes com lúpus eritematoso sistêmico para construir novas células ósseas para substituir os afetados pela osteonecrose. As pessoas com lúpus eritematoso sistêmico apresentam uma maior incidência desta doença, que faz com que as células ósseas morram e enfraquece a estrutura óssea. - Outra opção para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e osteonecrose é a descompressão do núcleo, que reduz a pressão de medula óssea e estimula o fluxo sanguíneo. - Sinovectomia (remoção de parte ou de todo o forro comum) pode ser eficaz se a doença é limitada ao forro comum e se não afetou a cartilagem.


Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor. As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica presencial. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.


comments powered by Disqus