Artrose do Joelho

Joelho com desgaste inicial da cartilagem

O joelho é uma das articulações que comumente sofre com o desgaste de sua cartilagem. 

A cartilagem é um tecido que recobre os ossos do joelho e serve para facilitar o deslizamento suave e sem dor. Quando a cartilagem começa a sofrer desgaste podem começar episódios de dor e inchaço no joelho.

Sinônimos de desgaste da cartilagem do joelho são: artrose, artrite, osteoartrose, osteoartrite, gonartrose, condromalácia.

Cirurgia para desgaste (prótese)

Quando o desgaste da cartilagem é muito avançado o paciente pode precisar de cirurgia de prótese de joelho. A prótese de joelho significa realizar a troca da articulação natural por uma articulação artificial.

Porém existem muitos pacientes que tem algum grau de desgaste na cartilagem, mas não tão avançado para realizar um tratamento tão invasivo como a prótese.

Além disso, existem paciente que não querem ou não podem realizar a cirurgia de prótese de joelho por problemas clínicos (doenças cardíacas, diabetes etc…) e devido aos riscos que existem com o procedimento cirúrgico.

Diferentes graus de desgaste da cartilagem do joelho em um modelo plástico

Diferentes graus de desgaste da cartilagem do joelho em um modelo plástico

Tratamento não cirúrgico para artrose e artrite do Joelho

A terapia Viscobiológica visa atender exatamente esses pacientes que ainda possuem algum grau de cartilagem ou que não desejam ou não podem realizar a cirurgia.

Como a terapia é realizada?

Aplicação guiada por ultrassom.

Aplicação guiada por ultrassom.

A terapia Viscobiológica é realizada através de injeções no joelho guiadas por imagens de um aparelho de ultrassom especializado para esse tipo de procedimento.

Quando a aplicação é realizada com o ultrassom a efetividade aumenta muito, pois temos certeza que a terapia esta sendo realizada o mais perto possível da lesão da cartilagem.

O número de aplicações, o tipo e o intervalo depende de cada caso.

As aplicações são feitas com anestesia local para o máximo conforto do paciente.

Por ser um tratamento minimamente invasivo é muito seguro e raro ocorrer algum tipo de efeito adverso. Mesmo assim são realizados exames e análise de cada caso para determinar a segurança e benefício.

Tipos de tratamentos Viscobiológicos Existentes

Ácido Hialurônico

Plasma rico em Plaquetas (PRP: Platelets Rich Plasma)

Concentrado de Aspirado de Medula Óssea (BMAC: Bone Marrow Aspirate Concentrate)