Dr. David Gusmão

(nome completo: Dr. Paulo David Fortis Gusmao - CREMERS 24792)

Faculdade de medicina na Pontifícia Universidade Católica do RGS - 1999
Residência em Ortopedia e Traumatologia no Complexo Hospitalar Santa Casa - 2002
Pós-graduação na Universidade Federal do Paraná em Cirurgia do Quadril e Joelho - 2004
Fellowship – Instituto Rizzoli – Bologna/Itália – 2004
Fellowship – Princess Elizabeth Orthopaedic Centre - Exeter/UK - 2004/2005

  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT
  • Membro da Sociedade Brasileira de Quadril – SBQ
  • Membro da American Academy of Orthopaedic Surgeons – AAOS
  • Membro da International Society of Hip Arthroscopy - ISHA
  • Membro de Honra da Sociedade Colombiana de Cirurgia Ortopedica e Traumatologica 
  • Instrutor do Centro de Treinamento Latino Americano de Cirurgia Preservadora do Quadril - CELAPRECA

Destaque para especialização e interesse em videoartroscopia e cirurgias preservadoras do quadril e de impacto femoroacetabular. Experiência em videoartroscopia do quadril desde 2001.

Dr. David Gusmão, Palestra no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em Curitiba 2013

Dr. David Gusmão, Palestra no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em Curitiba 2013


Fatos mais relevantes do histórico e do currículo:

2009 – Primeiro congresso da “International Society of Hip Artroscopy – ISHA”. Essa sociedade foi formada para reunir todos os profissionais que estão dedicando-se a cirurgia por vídeo do quadril. Este procedimento tem muitas peculiaridades que difere das cirurgias por vídeo de outras articulações, sendo assim, criou-se uma sociedade própria. Em 2009, o congresso foi em Nova Iorque, EUA. Confesso que não gostei nada deste evento, devido a palestrantes muito mal preparados para as apresentações e imagens péssimas das cirurgias apresentadas. Mas foi apenas o primeiro evento e essa sociedade teve um crescimento exponencial.

2009 –  Aperfeiçoamento com Dr. Sampson em San Francisco – EUA. Após 2 anos, já utilizando a técnica que aprendi com este doutor, decidi visitá-lo para um maior refinamento da técnica. Aprendi pequenos truques que melhoram ainda mais o procedimento cirúrgico. Durante esta visita eu apresentei diversos vídeos para o Dr. Sampson, que ficou impressionado. Isso foi muito importante para certificar-me que eu estava no caminho certo. Dr. Sampson me disse: “David, você está fazendo exatamente como eu faço! Fico muito contente de ver que você está aplicando aquilo que aprendeu em 2007 de forma tão hábil”. No final do dia, a equipe cirúrgica do Dr. Sampson me disse que se ele elogiou é porque deve ter gostado muito mesmo do que viu!

2007 –  Terceiro curso de Artroscopia de Quadril nos Estados Unidos, Rosemont, IL. Esta edição do curso foi muito importante, pois aprendi com Dr. Sampson a técnica out-side in de videoartroscopia de quadril. Essa técnica permite uma correção do impacto femoroacetabular muito mais precisa e rápida. A reabilitação dos pacientes começou a ocorrer de forma muito mais fácil e indolor.

2007 – Curso AO Preserving HIP Symposium, Lake Tahoe – EUA.

2006 – Segundo curso de Artroscopia de Quadril nos Estados Unidos, Rosemont, IL. Este curso já se iniciou com foco maior no tratamento do impacto femoroacetabular por videoartroscopia. Hoje é a indicação número um deste método de tratamento.

2006 – Curso AO Preserving HIP Symposium, Berna, Suíça. Os conceitos abordados neste curso são fundamentais para o aprendizado e evolução da cirurgia preservadora. O Dr. Reinhold Ganz e Dr. Jeff Mast são os organizadores. Neste evento são abordadas todas as facetas da cirurgia preservadora moderna do quadril. Normalmente esse curso ocorre em estações de esqui e sempre nos meses de janeiro ou fevereiro, um ano na Europa e um ano nos Estados Unidos.

2005 e 2004 – Especialização/estágio em cirurgias reconstrutivas de quadril e joelho na Inglaterra, em Oxford, no Nuffield Orthopaedic Centre e especialização/estágio em Exeter, sul da Inglaterra, no Princess Elizabeth Orthopaedic Centre. A equipe cirúrgica e a história da prótese de quadril de Exeter são um capítulo a parte na Ortopedia mundial por serem amplamente reconhecidos pela excelência dos cirurgiões e do implante.

2004 – Início da pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Cirurgia em Quadril e Joelho com Dr. Paulo Alencar e Dr. Luciano Pacheco. O Dr. Paulo Alencar possui um centro de treinamento de excelência em Curitiba especializado em cirurgias reconstrutivas de quadril e joelho. Ele também coordena o Banco de Ossos de Curitiba, o que nos permitiu ter um treinamento completo em cirurgias reconstrutivas mais complexas com uso de enxertos ósseos estruturais e impactados.

2003 – Início do treinamento em cirurgias de quadril e joelho. Durante o ano de 2003, acompanhei o Dr. Marco Telöken em todos os procedimentos cirúrgicos e nos treinamentos realizados para médicos residentes, bem como em diversos congressos nacionais e internacionais.

2002 – Término da residência em Ortopedia e Traumatologia.

2001 – Primeiro curso de Artroscopia de Quadril nos Estados Unidos, Rosemont, IL. Fui realizar um dos primeiros treinamentos disponíveis em videoartroscopia do quadril. Nesta ocasião, tivemos a oportunidade de discutir o caso do nosso ilustre atleta Gustavo Kurten com Dr. Thomas Bird, um dos médicos que o tratou na época. Também tive o prazer de encontrar no curso o Dr. Giancarlo Poleselo e o Dr. Emerson Honda, ambos também em seu primeiro curso de artroscopia de quadril.

 

1999 – Início da residência em Ortopedia e Traumatologia no Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Durante meu treinamento demonstrei interesse especial na articulação do joelho e quadril. Durante o treinamento tive uma grande afinidade com Dr. Marco Telöken, especialista em cirurgias do quadril e com grande dedicação ao ensino. Foi o estímulo necessário para a escolha da sub especialidade, a cirurgia do quadril.

1999 – Formado em Ortopedia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

1998 – Estágio e curso em laboratório de videoartroscopia de joelho e reconstrução ligamentar no Doctors Hospital com o Dr. John Uribe e Dr. Vargas. Nesta época, não existia a videoartroscopia de quadril e nem o conhecimento das principais patologias que tratamos hoje. Interessante notar que realizei esse treinamento antes de ser formado em Medicina e em Ortopedia. Sou muito ligado a imagem e a tecnologia, logo as cirurgias por vídeo e minimamente invasivas foram um caminho natural.

Em 1998 aos 23 anos de idade ainda na faculdade de medicina, Dr. David Gusmão iniciou seus treinamentos em cirurgias por video em Miami. 

Em 1998 aos 23 anos de idade ainda na faculdade de medicina, Dr. David Gusmão iniciou seus treinamentos em cirurgias por video em Miami. 

Grupo dos estagiários do Sports Medicine Doctors Hospital

Grupo dos estagiários do Sports Medicine Doctors Hospital

Funcionários do laboratório de treinamento do Doctors Hospital. Após as 15h o laboratório ficava vázio e treinávamos até as 18h, todos os dias!

Funcionários do laboratório de treinamento do Doctors Hospital. Após as 15h o laboratório ficava vázio e treinávamos até as 18h, todos os dias!

1998 – Estágio de doutorando nos Estados Unidos em Miami no Jackson Memorial Hospital, um dos maiores centros de Trauma nos Estados Unidos. Participei do programa de intercâmbio latinoamericano que existia nesse centro. Éramos um grupo de 20 estudantes de diversos países da América Latina e estávamos iniciando naquele ano.

Início do Doutorano no Jackson Memorial Hospital em Miami. Jornada começava as 5h da manhã indo até as 18h da tarde. 

Início do Doutorano no Jackson Memorial Hospital em Miami. Jornada começava as 5h da manhã indo até as 18h da tarde. 

1992 – Primeiro congresso da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos como acompanhante do Dr. Paulo David Silva Gusmão, meu pai. Desde cedo, demonstrei grande interesse pela ortopedia. A união da engenharia e da mecânica com a biologia sempre me pareceu fascinante.