Família Gusmão - Mais de um século de tradição em Ortopedia e Medicina

Família Gusmão - Mais de um século de tradição em Ortopedia e Medicina

Dr. Paulo Gusmão

(Pai do Dr. David Gusmão)

O médico ortopedista Dr. Paulo Gusmão ocupou a Diretoria Médica do Instituto de Previdência do Estado nos últimos sete meses em que a lei ainda permitiu que um representante de prestadores de serviços de saúde fosse nomeado diretor do IPE. Desde junho de 2006, apenas funcionários públicos puderam ocupar o cargo. Mas a curta experiência possibilitou a implementação de conceitos e instrumentos da gestão empresarial da área de saúde que, aplicados no setor público, ajustaram o funcionamento do plano de saúde do IPE para o atendimento de quase um milhão de beneficiários em todo o Rio Grande do Sul, como um dos cinco melhores e maiores planos de saúde do país.

Formado na 1ª turma de Medicina da PUC-RS, em 1975, levou adiante a tradição familiar ortopédica que iniciou com o pai, o lendário Dr. David Gusmão, que inovou a medicina esportiva no Grêmio Futebol Porto-Alegrense.

O Dr. Paulo Gusmão fez residência simultaneamente na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Universitário da PUC. Pela manhã, frequentava a enfermaria 28 da Santa Casa, sob a supervisão do Dr. Elias Kanan e, à tarde, contemplado com uma bolsa de ensino, foi o 1º médico residente de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário da PUC, sob a tutoria do Dr. César Ávila, com quem, na época, dividia o atendimento no ambulatório recém inaugurado. Foi lá que teve a oportunidade de desenvolver a implantação do serviço de ortopedia e traumatologia e dedicou-se a grupos de especialidades para o tratamento de casos: trauma, tumor e quadril. Desligou-se da PUC no início dos anos 90, tendo atuado como professor assistente da disciplina de Traumatologia e Ortopedia e ocupado a vice-diretoria do Hospital Universitário.

O empreendedorismo de Gusmão foi forçado por circunstâncias tristes. No 2º ano de faculdade, faleceu o Dr. David Gusmão e, ainda impedido de clinicar, Paulo Gusmão precisou transformar o consultório que o pai dividia com os colegas em uma clínica. Desenvolveu o Instituto de Ortopedia e Fisioterapia, o IOF, no centro de Porto Alegre. Crescendo, mudou-se para a atual sede no final da Av. João Pessoa, reconhecido como instituição modelo em integração no tratamento das doenças músculo-esqueléticas.

Atento à evolução tecnológica que passou a transformar rapidamente a ortopedia a partir da década de 90, Gusmão percebeu que os profissionais da área de saúde precisavam se tornar arrojados e informados. Impondo-se viajar duas vezes por ano para congressos internacionais, Paulo Gusmão é filiado à Academia Americana dos Cirurgiões Ortopédicos, de onde importou os ensinamentos administrativos e as práticas médicas, incorporadas na sua rotina e aplicadas no IOF. Onde já atua o filho, Dr. David Gusmão, a terceira geração da família de ortopedistas, formado com ampla especialização no exterior.


Dr. David de Azevedo Gusmão

(Avô do Dr. David Gusmão)

 Dr. David de Azevedo Gusmão

Dr. David de Azevedo Gusmão

David Azevedo Gusmão graduou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje UFRGS, em 1946, quando estava sob a direção do Prof. Guerra Blessmann, ex-presidente da SBOT. Da mesma turma são originários os ortopedistas Irajá Dani Ungaretti, Mário Brum Braga e Saul Messias.

Iniciou sua prática médica em ortopedia e traumatologia na Enfermaria 20 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, dirigida na época pelo Prof. Gert Eichemberg.

Foi também aluno da Escola de Educação Física da UFRGS, onde se tornou professor e, depois, um dos idealizadores do curso de Medicina do Esporte.

Dessa paixão simultânea pela Ortopedia e pela Medicina do Esporte surgiram várias iniciativas, como a criação, em 1962, do Instituto de Ortopedia e   Fisioterapia, junto com seus colegas Paulo E.C.L. Eichemberg e José Danesi, instituição considerada modelo no tratamento integrado das doenças   músculo-esqueléticas.

David Gusmão faleceu em 1972, no exercício da presidência do Grêmio Futebol Porto-Alegrense, onde por muitos anos foi Diretor do Departamento Médico. Em sua homenagem, o Grêmio batizou seu ginásio esportivo de David Gusmão.

Seu nome está indelevelmente associado como um dos pioneiros da Medicina do Esporte no Brasil.

O espírito ortopédico e empreendedor de David Gusmão teve sequência com seu filho, Paulo David Silva Gusmão, formado pela primeira turma da Faculdade de Medicina da PUC-RS, onde foi Professor Assistente da disciplina de Ortopedia até 1998, estando hoje à frente do Instituto de Ortopedia e Fisioterapia.

Fonte: Lech, Osvandré. História da Ortopedia Gaúcha. Metrópoli, 2002.