Guia de exercícios após cirurgia de prótese de quadril

Exercícios regulares para restaurar o movimento normal do quadril, força e um retorno gradual às atividades diárias são importantes para a sua recuperação completa. O seu cirurgião ortopedista e fisioterapeuta podem recomendar que você se exercite de 20 a 30 minutos, 2 ou 3 vezes ao dia, durante a sua rápida recuperação. Eles podem sugerir alguns dos exercícios seguintes.

Os primeiros exercícios no pós-operatório

Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação de suas pernas e pés, ajudando a prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são importantes para fortalecer os músculos e melhorar o seu movimento de quadril. Você pode começar estes exercícios na sala de recuperação logo após a cirurgia. Ele pode ser desconfortável no início, mas estes exercícios vão acelerar a sua recuperação e reduzir a dor pós-operatória. Devem ser feitos deitado de costas com as pernas ligeiramente afastadas.

Bombas de tornozelo

Lentamente, empurre seu pé para cima e para baixo. Faça este exercício várias vezes a cada 5 ou 10 minutos. Este exercício pode começar imediatamente após a cirurgia e continuar até que esteja totalmente recuperado.

Rotações tornozelo

Mova seu tornozelo para dentro em direção a seu outro pé e, em seguida, para fora, afastando de seu outro pé. Repita 5 vezes em cada direção 3 ou 4 vezes por dia.

Dobrar o joelho sobre a cama

Deslize o calcanhar na direção dos glúteos, dobrando o joelho e mantendo o calcanhar em cima da cama. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Contrações nádegas

Aperte os músculos das nádegas e segure por 5 segundos. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Exercício de abdução

Deslize a sua perna para o lado, tanto quanto puder e depois volte. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Definir quadríceps

Aperte o músculo da coxa. Tente esticar o joelho. Mantenha por 5 a 10 segundos. Repita esse exercício 10 vezes durante um período de 10 minutos. Continue até a coxa se sentir cansada.

Elevar perna reta

Aperte o músculo da coxa com o joelho totalmente esticado na cama. Como o músculo da coxa aperta, levante centímetros das pernas para fora da cama. Mantenha por 5 a 10 segundos. Lentamente abaixe. Repita até que sua coxa se sinta cansada.

Exercícios em pé

Logo após sua cirurgia, você vai estar fora da cama e capaz de suportar. Você vai precisar de ajuda, pois pode ficar tonto nas primeiras vezes. Quando você recuperar a sua força, será capaz de suportar de forma independente. Ao fazer estes exercícios de pé, verifique se você está segurando em uma superfície firme, próximo a sua cama ou uma parede.

Elevar joelho estendido

Levante a perna operada em direção ao peito. Não deixe que a elevação do joelho ultrapasse a cintura. Mantenha a posição por dois ou três segundos e coloque a perna para baixo. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Permanente de abdução do quadril

Certifique-se de que seu quadril, joelho e pé estão apontando para a frente. Mantenha o corpo reto. Com o joelho reto, erga sua perna para o lado. Lentamente, abaixe a perna para que seu pé volte ao chão. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Pé - extenção do quadril

Levante a perna operada para trás lentamente. Tente manter as costas retas. Mantenha a posição por 2 ou 3 minutos. Coloque o seu pé no chão. Faça 10 repetições, 3 ou 4 vezes por dia.

Andar a pé e atividade precoce

Logo após a cirurgia, você vai começar a andar curtas distâncias em seu quarto de hospital e realizar as atividades diárias. Esta atividade precoce facilita sua recuperação, ajudando os músculos do quadril a recuperarem a força e movimento.

Caminhar com andador, suportar o peso corporal total

Fique confortável e mantenha seu peso uniformemente equilibrado em seu andador ou muletas. Mova o andador ou muletas para a frente a uma curta distância. Em seguida, mova para a frente, levante a perna operada de modo que o calcanhar toque o chão primeiro. Conforme você se move, o seu joelho e tornozelo vão dobrar o pé inteiro e este ficará completamente apoiado no chão. Ao concluir a etapa, permita que o seu dedo do pé levante do chão. Mova o andador de novo e também o seu joelho e quadril novamente para a frente, para alcançar o seu próximo passo. Lembre-se, toque o calcanhar primeiro, e depois todo o seu pé, levante os dedos dos pés do chão. Tente andar tão bem quanto você puder. Não se apresse. Quando sua força muscular e resistência melhorar, você pode gastar mais tempo andando. Aos poucos, você vai colocar mais peso sobre a perna.

Caminhando com bengala ou muleta

Um caminhante é frequentemente utilizado nas primeiras semanas para ajudar o seu equilíbrio e evitar quedas. A bengala ou muleta são então utilizadas por várias semanas até que sua plena força e habilidades de equilíbrio voltem. Use a bengala ou muleta na mão em frente ao quadril operado. Você estará pronto para usar uma bengala ou muleta quando tiver equilíbrio sem o andador, quando o seu peso for colocado totalmente em ambos os pés e quando você não estiver mais apoiado em suas mãos durante o uso do andador.

Subir e descer escadas

A capacidade de subir e descer escadas requer flexibilidade e força. Na primeira vez, você vai precisar de um corrimão de apoio e só será capaz de ir um passo de cada vez. Sempre suba as escadas com a perna boa e desça as escadas com a perna operada. Lembre-se "para cima com o bem" e "para baixo com o mau." Você pode querer ter alguém para ajudá-lo até ter recuperado a maior parte de sua força e mobilidade. Subir escadas é um excelente reforço e atividade de resistência. Não tente subir os degraus mais elevados do que os da altura padrão de sete polegadas e sempre use o corrimão para o equilíbrio.

Exercícios avançados e atividades

A recuperação total vai demorar muitos meses. A dor de seu quadril, o problema antes da cirurgia e a dor e inchaço após a cirurgia enfraqueceram os músculos do quadril. Os seguintes exercícios e atividades ajudarão os músculos a se recuperar totalmente. Estes exercícios deve ser feito em 10 repetições quatro vezes por dia, com uma extremidade do tubo em torno do tornozelo da perna operado e na extremidade oposta do tubo ligado a um objeto estacionário, tais como uma porta fechada ou móveis pesados. Segure-se em uma cadeira ou barra de equilíbrio.

Exercícios com elástico

Flexão Resistiva do Quadril

Fique com os pés ligeiramente afastados. Traga a sua perna operada para frente, mantendo o joelho reto. Permita que a sua perna retorne a posição anterior.

Abdução de quadril resistiva

Fique para os lados da porta e estenda a perna operada para o lado. Permita que a sua perna retorne a posição anterior.

Extensões resistivas do quadril

Enfrente o objeto pesado ou a porta em que a tubulação está ligada e puxe a perna para trás. Permita que a sua perna retorne a posição anterior.

Pedalar

Pedalar é uma atividade excelente para ajudar a recuperar a força muscular e mobilidade do quadril. Ajuste a altura do assento para que o fundo de seu pé toque o pedal com o joelho quase em linha reta. Pedal para trás em primeiro lugar. Pedale para a frente só após o movimento de ciclismo para trás seja confortável. À medida que se tornam mais fortes (a cerca de 4 a 6 semanas) aumente lentamente a tensão na bicicleta. Pedale para a frente de 10 a 15 minutos duas vezes por dia, aumentando gradualmente até 20 a 30 minutos de 3 a 4 vezes por semana.

Caminhada

Dê um descanso com você até que tenha recuperado as suas habilidades de equilíbrio. No início, caminhe 5 ou 10 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia. Conforme sua força e resistência melhorem, você pode caminhar por 20 ou 30 minutos, 2 ou 3 vezes ao dia. Depois de ter recuperado completamente, caminhadas regulares, 20 ou 30 minutos, 3 ou 4 vezes por semana, ajudarão a manter a sua força.

Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor. As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.