Presidente Lula e a prótese do Quadril (artroplastia do quadril)

O presidente Lula pode precisar de uma prótese total de quadril, segundo informações da mídia. Essa decisão teria sido tomada devido à falta de resultados dos tratamentos não cirúrgicos. No entanto, as informações disponíveis não são muito claras e não há certeza sobre o quadro clínico e os procedimentos realizados até o momento.

O desgaste do quadril, conhecido como artrose, pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento ou devido a alterações de formato e estilo de vida. Tratamentos não cirúrgicos, como exercícios, alimentação saudável e suplementos, podem ser eficazes em estágios iniciais da artrose. No entanto, em casos mais avançados, a prótese de quadril pode ser necessária para aliviar a dor e restaurar a mobilidade.

A cirurgia de prótese de quadril é considerada uma grande avanço na medicina e pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Geralmente, é composta por quatro partes: uma haste, uma parte de polietileno que substitui a cartilagem, uma peça para a articulação do quadril e uma concha acetabular. A recuperação varia de acordo com o paciente, mas em média leva cerca de um mês para retornar às atividades normais.

É importante ressaltar que cada caso é único, e a decisão de realizar a cirurgia e o tipo de tratamento deve ser discutida entre o paciente e o médico, levando em consideração o quadro clínico, a idade e outros fatores relevantes.

Coluna x Prótese de Quadril: Existe Relação?

A nossa coluna tem uma importância muito grande quando vamos colocar uma prótese de quadril, visto que a flexibilidade dela é a responsável pela posição em que a nossa bacia conseguirá ficar. Quanto mais flexível for a sua coluna, mais natural vai ser a posição do seu quadril, até mesmo em caso do uso de próteses.

Alguns procedimentos feitos na coluna tendem a torná-la menos flexível,  o que influencia o movimento de toda a pelve/bacia. Com isso, você deve tomar mais cuidado em movimentos bruscos ao ficar em pé e sentar, evitando a luxação da sua prótese de quadril. Mas Dr. Gusmão, o que é “luxação”?

Luxação é quando a prótese sai do seu local adequado. Isso é mais frequente em pacientes que possuem uma coluna com rigidez, seja causada por uma artrodese lombar ou artrose. Assim, o movimento dinâmico da pelve se torna mais complicado e caso você tenha uma coluna rígida, os cuidados com a prótese de quadril devem ser redobrados.

Para você ficar mais por dentro desse assunto eu gravei um vídeo para meu canal do Youtube especialmente sobre ele:

Gostou do conteúdo? Compartilha com todos os seus amigos para que eles saibam a relação que a coluna possui na hora de utilizar uma prótese no quadril.

Preservação do Quadril, o que Significa?

Preservar o quadril é essencial para evitar cirurgias mais complexas e existem métodos de preservação que permitem a utilização do quadril natural durante o maior tempo possível, que é sempre o objetivo.

A preservação é para garantir a qualidade do tecido/articulação em sua parte mais nobre e manter suas características originais por vários anos. Por isso, quanto mais rápido for o diagnóstico e mais jovem for o paciente, maior o potencial de cura e recuperação.

As técnicas por videoartroscopia são um dos métodos possíveis de preservação, onde intervenções minimalistas são realizadas causando o menor impacto possível ao paciente e fazendo somente as modificações necessárias no quadril para evitar o desgaste.

Eu gravei um vídeo com o meu amigo Dr. João Lopo no meu canal do YouTube exatamente sobre a importância da preservação do quadril, olha só:




Artrose: Alimentos que a Prejudicam

Você sabia que existem certos tipos de alimentos que são capazes de prejudicar a artrose de quadril e joelho? Se você não tinha ideia, separei duas categorias para você ficar de olho:

Antes de tudo, cientificamente falando, não existem comprovações de que algum alimento ajude a melhorar os casos de artrose, mas é quase que unânime entre nós médicos que o grupo dos alimentos industrializados e refinados afetam as articulações do corpo e podem agravar esse problema. Dentre eles, os dois logo abaixo são os que eu menos recomendo o consumo e os que mais causam maiores complicações.

  • 1-  Açúcares – esse tipo de alimento possui total ligação com o surgimento de problemas dentários e nas articulações e quanto menos forem consumidos, menores serão as chances do surgimento de problemas mais graves.

  • 2-    Farinhas refinadas – assim como os açúcares, essa espécie de alimentos também podem causar maiores complicações nas articulações, incluindo problemas relacionados aos casos de artrose, portanto também recomendo o seu baixo consumo.

 

Qual desses dois você consome mais? Me fala aqui nos comentários.

Necrose avascular ou Osteonecrose da cabeça femoral do quadril - Dr. David Gusmão

Necrose avascular ou Osteonecrose da cabeça femoral do quadril - Dr. David Gusmão

Necrose avascular ou Osteonecrose da cabeça femoral do quadril - Dr. David Gusmão

Osteonecrose do quadril é uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para o osso é interrompido. Seria o equivalente ao um infarto do coração, porém na cabeça femoral. Sem um suprimento de sangue as células ósseas morrem, levando a alterações do formato e funcionamento do quadril. Como consequência, a osteonecrose pode levar à destruição da articulação do quadril e artrose. Osteonecrose é também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica.

Leia mais aqui: https://davidgusmao.com/osteonecrose-do-quadril-necrose-avascular/

Para saber mais confira o site: davidgusmao.com
Para saber sobre consultas: davidgusmao.com/contato
Facebook: https://www.facebook.com/DrDavidGusmao

Prótese de quadril e joelho - evitando infecções - capacete cirúrgico ou roupa de exaustão corporal

Prótese de quadril e joelho - evitando infecções - capacete cirúrgico ou roupa de exaustão corporal

Prótese de quadril e joelho - equipamento para prevenção de infecções! Neste vídeo Dr. Dr.David Gusmã demonstra o funcionamento de um equipamento especial que auxilia na redução de infecções em cirurgias de prótese de quadril e joelho. 
 

Vídeo Artroscopia de Quadril, qual a importância dos equipamentos? Dr. David Gusmão

Vídeo Artroscopia de Quadril, qual a importância dos equipamentos? Dr. David Gusmão

Equipamentos para realizar a vídeo artroscopia com segurança! * A Mesa de Tração *
Neste vídeo Dr. David Gusmão demonstra a importância da "mesa cirúrgica de tração" para a realização da videoartroscopia de quadril. Vídeo realizado dentro do centro cirúrgico em um feriado.

Segurança é muito importante para todas as cirurgias. Na cirurgia por vídeo dependemos muito mais dos equipamentos como a "mesa de tração para cirurgia" e dos equipamentos de filmagem para cirurgia ser realizada por pequenos orifícios.

Para saber mais confira o site: davidgusmao.com
Para saber sobre consultas: davidgusmao.com/contato
Facebook: https://www.facebook.com/DrDavidGusmao

Fraqueza Muscular em Pacientes com impacto femoroacetabular do Quadril

Fraqueza Muscular em Pacientes com impacto femoroacetabular do Quadril

Fraqueza Muscular em Pacientes com impacto femoroacetabular do Quadril Dr.David Gusmão e a Fisioterapeuta Viviane Frasson ( Physique - Centro de Fisioterapia ) discutem sobre trabalho Apresentado no Chile no Congresso Internacional de Artroscopia de Quadril. 

O que é mais importante escolher: a prótese de quadril ou o cirurgião de quadril?

O que é mais importante escolher: a prótese de quadril ou o cirurgião de quadril?

Essa pergunta é muito importante e exige reflexão. Muitos pacientes misturam um pouco essas duas questões. É importantíssimo a escolha do cirurgião, mas vale lembrar que não é só isso que importa para o resultado da cirurgia. Como sabemos, a prótese é uma ferramenta, e como tal, se for mal operada/utilizada não terá um desempenho satisfatório, mesmo que seja a melhor prótese do mundo.

Quatro especialistas em Quadril da Argentina e Uruguai respondem suas perguntas, com comentário Dr. David Gusmão

Quatro especialistas em Quadril Respondem as suas dúvidas!
Com comentários do Dr. David Gusmão.

Dr. Justino Menendez - Uruguai
Dr. Daniel Acevedo - Uruguai
Dr. Martin - Uruguai
Dr. Marcelo Genovesi - Argentina

Qual a idade mínima para realizar prótese de quadril?
Qual a doença que levou a cirurgia precoce?
Comentários sobre Prótese de quadril tipo Resurfacing/Recapeamento.
Osteotomias Atrapalham Próteses de Quadril?
A presença de impacto femoroacetabular na ressonância é IGUAL a indicação de cirurgia?
Comentários Dr. Martin (Hematologista) sobre concentrados celulares e seu uso em ortopedia.

Cistos no Quadril - Dr. David Gusmão Explica sobre os cistos mais comuns no quadril

Cistos no Quadril - Dr. David Gusmão Explica sobre os cistos mais comuns no quadril

CISTOS no Quadril - Entenda sobre os tipos de cistos mais comuns que podem ocorrer na articulação do quadril e sua importância. Cirurgia por vídeo demonstrando um exemplo.
Cisto Labral ou Cisto Paralabral
Cisto Subcondral
Cisto sinovial de inclusão ou pit lesion