Desenvolvemos um programa de visitas cirúrgicas destinado a médicos ortopedistas com interesse em conhecer, aprender ou aperfeiçoar sua prática da videoartroscopia de quadril.

É uma satisfação poder ajudar colegas a melhorar sua prática médica diária e estimular o inicio da cirurgia preservadora realizada através da videoartroscopia de quadril.

Tenho certeza que após a visita cirúrgica a curva de aprendizado para realizar a videoartroscopia de quadril irá diminuir substancialmente e mesmo colegas que já realizam o procedimento terão novas perspectivas com dicas e truques que irão melhorar sua prática.
— Dr. David Gusmão

Programação sugerida:

Centro cirúrgico com telas full-hd extras para todos visualizarem o procedimento cirúrgico. 

Quinta-feira: Cirurgião chega em Porto Alegre a noite. Qualquer horário, pois não tem programação neste dia.

Visita a clínica Physique

Mesa cirúrgica específica para videoartroscopia de quadril de última geração.

Sexta-Feira: A programação dos turnos podem ser invertidas conforme horário do hospital.
Sexta-Manhã: metodologia prática para realizar a videoartroscopia de quadril com menor curva de aprendizado com dicas e truques. Visita ao centro de reabilitação Physique e palestra práticas da nossas fisioterapeutas. A visita a reabilitação é sempre muito elogiada. Neste momento também temos espaço para discussão de casos trazidos pelos participantes.
Sexta-Tarde: Serão realizadas três cirurgias de videoartroscopia de quadril. Durante o procedimento procuramos demonstrar diferentes técnicas e o uso dos instrumentais e implantes para sutura e reconstrução labral. Entre os procedimentos discutimos indicações e planejamento dos procedimentos cirúrgicos. Nos intervalos também é um bom momento para discussão de casos trazidos pelos visitantes.
Sexta-Noite: Jantar de confraternização.

Sábado: Retorno dos cirurgiões. Dr. David Gusmão fica a disposição para continuar discussões pela manhã.

Considerações:
- Estamos testando diferentes formatos das visitas cirúrgicas há 4 anos. Ouvindo as sugestões e a experiência de cada encontro chegamos nesse formato que parece ser o que mais agradou os participantes.
- Em outras oportunidades realizamos cirurgias no sábado, mas em todas as vezes os cirurgiões visitantes estavam muito cansados e muitos tendo que sair no meio da manhã para ir ao aeroporto. O aproveitamento do sábado não é muito bom. A condensação de 3 cirurgias foi mais elogiada e sugerida.


A cada nova "visitas cirúrgica" procuramos acrescentar sugestões dos colegas para melhorar o evento. Por isso é de extrema importância a troca de experiência e as sugestões.

Os depoimentos são de extrema importância para nós. Sempre compartilho com toda a equipe cirúrgica, pois como sabem, o sucesso de um procedimento médico depende de todos envolvidos; cirurgião, auxiliar cirúrgico, anestesista, instrumentador do hospital, circulante de sala cirúrgica, enfermeira do centro cirúrgico, instrumentador da emprese de materiais, técnico de raio-x e representante dos materiais.

Além disso, os depoimentos nos auxiliam a demonstrar para o hospital que as visitas estão sendo boas e que é valido continuar investindo na nossa especialidade. O Hospital tem um grande papel em permitir a reserva de sala e equipamentos para esses eventos com antecedência acima do usual.

As datas de 2015 ainda não foram definidas, porém os interessados podem preencher o formulário abaixo: