Concentrado de medula óssea - BMAC

(BMAC = Bone Marrow Aspirate Concentrate)

bone_marrow_draw.jpg

Concentrado de medula óssea (BMC) é uma terapia regenerativa promissora para ajudar a acelerar a cicatrização da osteoartrite moderada e de lesões de tendões. Semelhante ao plasma rico em plaquetas (PRP), o BMC aproveita a capacidade natural do corpo para cicatrizar a si mesmo, usando células regenerativas encontradas na própria medula óssea do paciente.

A medula óssea é o tecido mole situado no interior dos nossos ossos. Em adultos, a medula óssea contém um reservatório rico que produz novas células sangüíneas, incluindo as células regenerativas. Estas células podem ser extraídos a partir da pelve do paciente e usado para a terapia de injeção do concentrado de medula óssea .

O processo de obtenção dessas células, de alto potencial regenerativo, e preparação  é relativamente simples. O médico remove uma pequena quantidade de medula óssea do paciente, sob a orientação raio-x. A anestesia local e sedação podem ser usadas, fornecendo o mínimo de desconforto.

A medula óssea é então colocado numa centrifugadora, a qual separa as células regenerativas e plaquetas do resto dos produtos sanguíneos. O resultado é um concentrado que é 5-11 vezes mais rico em células regenerativas e factores de crescimento.

BiocellularProlotherapy_0055.png
 
método de preparo do concentrado de medula óssea

método de preparo do concentrado de medula óssea

Com o mínimo de manipulação, as células são injetadas na área lesada no mesmo momento. Ao contrário de outras células do organismo, as células de medula óssea regenerativos são indiferenciadas, o que significa que eles têm a capacidade de replicar-se em uma variedade de tipos de tecidos. Nosso corpo está em um estado constante de reparo e regeneração. Infelizmente, com a idade, a quantidade de células regenerativas declina. Por exemplo, na criança, uma em 10.000 células é uma célula regenerativa contra uma em 2.000.000 aos 70 anos. Isto explica em parte por que os nossos ferimentos, muitas vezes demoram mais para cicatrizar medida que envelhecemos.