.title-desc-wrapper .dt-published.published.post-date { display: none; }

VII Encontro Latinoamericano de cirurgiões de quadril e joelho UPDATE

david.gusmao.ortopedia.cartagena-2011-painel-de-cirurgioes

O Encontro Latinoamericano de cirurgiões de quadril e joelho cresce a cada ano em número de palestrantes, inscritos e importância. Mais uma vez o Dr. Julio Palacios faz um evento memorável. Mais de 50 palestrantes convidados internacionais. Todos que já organizaram algum evento sabem como isso é difícil. Mais de dez Brasileiros estavam presentes como convidados internacionais, sinal de que a integração Lationoamericana está cada vez maior.

O nível de discussão e das palestras estavam muito bons.

O grupo de palestras no qual participei foi coordenado pelo Dr. Cláuio Mella do Chile de forma excelente e balanceada. É Muito importante para um cirurgião ter a experiência da cirurgia preservadora aberta e artroscópica para poder moderar um simpósio como este. Contamos com a presença do Dr. Miguel Cabanela, Clinica Mayo – EUA, que também foi excelente no equilíbrio das opiniões.

Estamos vivendo um momento na cirurgia do quadril onde a video artroscopia de quadril está “invadindo” com muita rapidez diversos procedimentos que antes só poderiam ser realizados de forma aberta e tradicional. É importante salientar que a video artroscopia de quadril tem suas limitações e indicações específicas. Infelizmente nem todas cirurgias podem ser feitas por vídeo de forma isolada. Seqüelas de Legg-Perthes-Calvé e epifisiólise são exemplos clássicos, em casos graves o tratamento aberto por luxação cirúrgica controlada de quadril terá um resultado melhor a longo prazo.

Dr.Claudio Mella

Dr.Miguel Cabanela

Auditório Lotado em Cartagena 2011