.title-desc-wrapper .dt-published.published.post-date { display: none; }

Primeiro dia do Curso Internacional de Artroscopia de Quadril – Colombia/Cali

Já no primeiro dia do curso fiquei surpreso com o número de especialistas interessados neste tema tão específico. Dentre os inscritos estavam em maior número os especialistas em cirurgia de quadril e medicina do esporte.

A manhã do dia 08 de abril foi focada em temas básicos relacionados especificamente a artroscopia de quadril.

Neste módulo do curso eu abordei o tema: “Anatomia Artroscópica de la Cadera / Anatomia Artroscopica do Quadril”. Claro que a Anatomia do paciente é a mesma não importando a forma de tratamento, mas é importante aprendermos as relações anatômicas com o uso de um instrumento ótico, a video artroscopia.

Introdução

Ao meio dia coordenei a atividade de workshop em modelos plásticos demonstrando como realizar essa técnica para um grupo pequeno de aproximadamente 10 pessoas. Após essa demonstração Dr. Bernardo Aguillera e eu discutimos pequenas diferenças entre as formas que abordamos o quadril com o uso da video artroscopia.

A tarde, a palestra foi sobre tema principal: “Abordagem do quadril fuera-adentro / Abordagem do quadril de fora para dentro”. Essa palestra trata de uma forma diferente de realizar a artroscopia de quadril. Essa forma torna a cirurgia mais fácil, mais rápida, mais precisa e mais segura. Existem diversos argumentos técnicos para essas afirmações, mas é importante que o cirurgião use sempre a técnica que está habituado ou que realize um treinamento supervisionado de uma nova técnica antes de ser empregada.

Logo após tivemos uma discussão em grupo sobre os temas apresentados que foi muito proveitosa a todos.

No final deste dia recebi convites para eventos semelhantes no Panama e no Peru. Ótimo! Adoro viajar, estudar e discutir estas técnicas com outros cirurgiões. Sempre aprendo em todos lugares onde vou. Todos tem algo a ensinar e experiências para trocar.