.title-desc-wrapper .dt-published.published.post-date { display: none; }

Entenda a lesão no quadril de Lady Gaga e a cirurgia realizada

1361457934_lady-gaga-article

Na semana passada se falou muito na mídia sobre a lesão de quadril de Lady Gaga e sobre a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico. Como sou especialista nessa área, muitos pacientes me perguntaram sobre a lesão da cantora, especialmente para saber se a lesão é parecida com a que eles possuem.

Pelo que foi divulgado na mídia, a Lady Gaga sofreu uma ruptura no labrum do quadril, uma espécie de cartilagem localizada no rebordo do osso da bacia onde se encaixa com o fêmur. Também houve alguns relatos sobre sinovite de quadril.

Visão de frente para o acetábulo (bacia). A seta vermelha demonstra a ruptura do "labrum", estrutura cartilaginosa do rebordo do quadril semelhante ao menisco.
Na maioria dos casos, essa ruptura ocorre devido a um impacto anormal entre parte do fêmur contra o acetábulo, esmagando o labrum que fica na borda do acetábulo. Esse mecanismo de lesão é mais comum em bailarinas, dançarinas e lutadores de artes marciais. O mecanismo da ruptura chama-se Impacto Femoroacetabular. A animação abaixo, criada pelo Dr. Bryan Kelly, demonstra como ocorre a lesão labral com o impacto femoroacetabular.

http://www.youtube.com/watch?v=8HCC5756bBs

É importante dizer que em 2010, a cantora demonstrou alguns testes positivos para Lupus, uma doença reumática que pode piorar o prognóstico de outras lesões articulares. http://www.guardian.co.uk/music/2010/jun/02/lady-gaga-tested-lupus. A presença de doenças reumáticas juntamente com uma lesão articular piora muito o prognóstico devido a maior fragilidade da cartilagem e de componentes auto-imunes.

Antes de ser operada a cantora conversou com o jogador de Baseball Alex Rodrigues, pois o mesmo já se operou, com sucesso, pela mesma razão. Talvez isso tenha influenciado a escolha do mesmo cirurgião, Dr. Bryan Kelly de NY.

Conheço o Dr. Bryan Kelly (http://bryankellymd.com) pessoalmente, inclusive esteve em Porto Alegre em 2012 para um curso especificamente sobre o mesmo tipo de cirurgia que irá realizar em Lady Gaga, a videoartroscopia do quadril. Tive a felicidade de participar da organização do curso e poder trocar muitas informações sobre as técnicas utilizadas. Fiquei muito contente, pois utilizamos técnicas muito semelhantes e essa foi uma razão para o convite do Dr. Brian Kelly vir até Porto Alegre.

Posso dizer com segurança, que Lady Gaga está em ótimas mãos! Dr. Bryan Kelly é um excelente cirurgião!

cirurgia de videoartroscopia de quadril foi realizada dia 20 de fevereiro em Nova Iorque no Hospital for Special Surgery. (http://www.hss.edu). Essa cirurgia é realizada com auxilio de cameras de vídeos e pequenos instrumentos da espessura de uma caneta, que são introduzidos no quadril através de pequenos orifícios na pele (1cm cada). É um procedimento bem pouco invasivo e em geral de boa reabilitação. Claro que para o retorno as atividade é necessário fisioterapia e reforço muscular, afinal Lady Gaga tem performance de atleta.

Sites utilizados para pesquisa:

http://www.voanews.com/content/lady-gaga-undergoes-hip-surgery/1608466.html

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/showbiz/4804643/Lady-Gaga-hospitalised-for-hip-surgery-after-synovitis-diagnosis.html

http://www.inquisitr.com/534868/lady-gaga-hospitalized-pop-star-undergoing-surgery/

http://www.examiner.com/article/lady-gaga-reassured-about-hip-surgery-by-new-york-yankee-alex-rodriguez