Cirurgias de artroscopia de quadril demonstrativas, Colombia/Cali

O dia começou cedo no Hospital Imbanaco. Dr. Dante Parodi, do Chile, e Dr. David Gusmão, Brasil, foram escalados para realizar um total de 6 cirurgias demonstrativas de videoartroscopia de quadril para médicos da America Latina.

No intervalo das cirurgias Dr. Parodi e Dr. Gusmão realizavam demonstrações tipo workshop em modelos plásticos para os cirugiões.

As instalações do Hospital Imbanaco são excelentes, assim como todo o treinamento do pessoal. Dr. Bernardo Aguillera foi responsável por toda organização do curso e das cirurgias. Durante os procedimentos Dr. Bernardo supervisionou as cirurgias e acompanhou os médicos visitantes.

As cirurgias demonstrativas foram ótimas e todos os médicos visitantes ficaram muito satisfeitos.

Mesmo sendo cirurgias demonstrativas Dr. Bernardo Aguillera selecionou casos complexos e casos do dia-a-dia. Os 3 pacientes operados pelo Dr. David Gusmão foram pacientes com impacto femoroacetabular tipo misto, ou seja, com componentes de “Cam” e “Pincer”. Claro que as cirurgias nesses casos podem demorar mais tempo, mas foi muito bom para poder demonstrar técnicas cirurgicas completas a todos interessados.

Comentários Dr. David Gusmão:

No Brasil, a equipe Articular (Dr. Gusmão, Dr. Telöken e Dr. Crestani) são os únicos que utilizam uma técnica específica de artroscopia de quadril chamada outside-in. É uma técnica preconizada pelo Dr. Sampson (EUA) que possui mais de 1000 casos de sucesso.

Espero que as demonstrações tenham sido proveitosas para os colegas da America Latina.

Já recebi 4 pedidos de cirurgiões para nos acompanhar em cirurgias em Porto Alegre. Com certeza será um prazer receber a todos!