Labrum Acetabular, entenda o que é essa importante estrutura da articulação do quadril

O labrum é uma estrutura cartilaginosa (fibricartilagem) que compõe a articulação do quadril. É uma estrutura semelhante ao conhecido menisco do joelho. O labrum fica localizado na borda de todo o osso do acetábulo, que é a parte do osso da bacia onde o fêmur se encaixa.

Para Que Serve O Labrum?

O labrum possui muitas funções, incluindo: absorção de impacto, lubrificação da articulação, distribuição de pressões e estabilidade adicional, entre outras. A lesão labral está fortemente associada a osteoartrose.

Como O Labrum Se Rompe?

As rupturas labrais ocorrem mais frequentemente devido a impacto femoroacetabular, traumatismos em um quadril normal, frouxidão cápsular e hipermodilidade, displasia do quadril e degeneração articular. O impacto femoroacetabular é o mecanismo mais comum de lesionar o labrum do quadril - leia mais aqui.

Sintomas Da Lesão Labral

A dor na virilha é o sintoma mais comum nas lesões labrais. É muito comum o paciente envolver o quadril com a mão indicando que a dor é profunda. A dor decorrente destas lesões também a comente a região glútea e a parte de trás da coxa, eventualmente.

Exames De Imagem Para Detectar Lesões De Labrum Do Quadril

Usualmente são necessários exames radiológicos de raio-x (ou até tomografia computadorizada) para avaliar a morfologia óssea, pois diversas alterações podem estar associadas a causa das lesões labrais.

A ressonância nuclear magnética é o melhor exame para demonstrar as lesões labrais. O aparelho ideal deve ser de campo fechado, com mais de 1,5 Tesla de potência e com bobinas específicas para o quadril. Mesmo com todas essas características algumas lesões labrais não irão aparecer no exame, ou seja, exames falsos-negativos. Nenhum exame é perfeito.

A capacidade da ressonância nuclear magnética pode ser ampliada com uso de contraste intra-articular, a chamada artro-ressonância. Injeta-se um liquido dentro da articulação do quadril que melhora muito o diagnóstico de lesões. Atualmente não tenho recomendado esse método devido ao desconforto relatado pelos pacientes.