.title-desc-wrapper .dt-published.published.post-date { display: none; }

Ácido Hialurônico para artrose (viscobiológico)

O ácido hialurônico intra-articular é uma opção de tratamento para a Artrose relativamente bem estabelecida e é recomendada como uma opção de tratamento por muitas organizações, incluindo o Colégio Americano de Reumatologia e a Sociedade Internacional de Pesquisa de Osteoartrite.

A Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite (OARSI) desenvolveu um conjunto de provas baseadas em consensos e estabeleceu a força da evidência para cada um. Eles recomendam a consideração de ácido hialurônico intra-articular, indicando que pode ser útil, e afirmam que o início da ação pode ser adiada, mas há uma duração prolongada do benefício sintomático.

As articulações são como engrenagens - elas funcionam melhor se estiverem bem lubrificadas. Em uma articulação saudável, uma substância espessa chamada fluido sinovial fornece lubrificação, permitindo que os ossos deslizem uns contra os outros. Fluido sinovial atua como um amortecedor. Em pessoas com osteoartrite, uma substância crítica no líquido sinovial, conhecido como ácido hialurônico, tem sua molécula quebrada e atividade diminuí.

A perda de ácido hialurônico parece contribuir para a dor articular e rigidez.

A reposição de ácido hialurônico aliviar os sintomas de osteoartrite?
As injeções de ácido hialurônico (também conhecidas como viscossuplementos) são aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para o tratamento da osteoartrite do joelho, embora alguns médicos tenham usado a terapia em outras articulações, como o quadril e o tornozelo.

Uma alternativa aos anti-inflamatórios:

As injeções de ácido hialurônico são uma opção de tratamento que os médicos podem oferecer quando um paciente já não é capaz de controlar a dor da osteoartrite com ibuprofeno ou outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs), ou o paciente não pode tolerar essas drogas (que podem causar efeitos colaterais como como sangramento do estômago e problemas renais).

Como um paciente logo aprende, porém, ácido hialurônico não é uma solução rápida. De acordo com a revisão de Bellamy (que foi conduzida em nome da Colaboração Cochrane, um consórcio internacional que analisa evidências científicas para tratamentos médicos), leva cerca de cinco semanas, em média, antes que um paciente experimente todos os benefícios do ácido hialurônico. Por outro lado, as injeções de corticosteróides - a outra opção de tratamento primário quando os AINEs não são uma opção - proporcionam alívio significativo em poucos dias. No entanto, o alívio da dor de corticosteróides diminui acentuadamente dentro de um mês ou assim. Além disso, o uso excessivo de corticosteróides pode ter um efeito catabólico - ou seja, pode causar cartilagem para quebrar e deteriorar ainda mais, explica Case Western Reserve University reumatologista Roland W. Moskowitz, MD. Enquanto isso, a revisão Cochrane descobriu que os benefícios de alívio da dor do ácido hialurônico persistem em níveis de pico durante cerca de três meses, em média. Dr. Moskowitz às vezes dá aos pacientes um tiro duplo no joelho - uma injeção de ácido hialurônico e corticosteróides - para rápida ação, alívio de longa duração.

http://www.arthritis.org/living-with-arthritis/treatments/medication/drug-types/other/hyaluronic-acid-injections.php

Análise da Cochrane (Durante 20 anos, a Cochrane produziu revisões sistemáticas da pesquisa primária em saúde humana e políticas de saúde, e estas são reconhecidas internacionalmente como o padrão mais alto em recursos de saúde baseados em evidências.)

Com base nas análises, a viscosuplementação é um tratamento eficaz para a ARTROSE do joelho com efeitos benéficos: na dor, função e avaliação global do doente; 

Em geral, as restrições do tamanho da amostra impedem qualquer comentário definitivo sobre a segurança da classe HA dos produtos; Contudo, dentro das limitações dos desenhos de ensaio empregues, não foram detectados problemas de segurança importantes. Em algumas análises, os viscosupplementos foram comparáveis em eficácia a formas sistêmicas de intervenção ativa, com mais reações locais, mas com menos eventos adversos sistêmicos.

http://www.cochrane.org/CD005321/MUSKEL_viscosupplementation-for-the-treatment-of-osteoarthritis-of-the-knee

Artigos sobre ácido hialurônico:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?cmd=historysearch&querykey=31