Exercício terapêutico

imagem1.png

O exercício é mais do que apenas um bom hábito de saúde, é também um tratamento específico e eficaz para o joelho e muitos problemas no quadril. Trabalhar os músculos ao redor de um lugar danificado do joelho ou quadril pode ajudar a suportar o peso do corpo. Por exemplo, o quadril fará menos força para suportar o peso do corpo se o seu quadríceps, glúteos, isquiotibiais e músculos abdominais forem mais fortes.

O equilíbrio adequado da força nos músculos pode ajudar a segurar o corpo em uma posição menos dolorosa. Com qualquer um dos joelhos com problemas ou com o quadril dolorido, os primeiros músculos que perdem força são os músculos da antigravidade, os quadríceps e glúteos, portanto, o plano de exercício é provável que seja concentrado neles.

Músculos trabalham em pares sob um contrato, enquanto um trabalha o outro relaxa. Por exemplo, quando você endireitar seu joelho, o quadríceps na frente da coxa e os isquiotibiais na parte de trás, relaxam.

Desequilíbrios na função dos músculos emparelhados podem causar problemas e lesões. Exercícios de flexibilidade (para alongar e relaxar os músculos específicos) são uma parte importante do exercício para quem pretende melhorar a função articular.

Os fisioterapeutas enfatizam a distinção entre a cadeia aberta e a fechada na composição dos exercícios. A corrente referida é uma série de partes do corpo, como o quadril, joelho, tornozelo e pé. Em um exercício de cadeia aberta, o corpo fica parado enquanto o movimento acontece nos membros.

Na cadeia fechada, o membro é estacionário enquanto o corpo se move. Por exemplo, um agachamento é uma cadeia fechada de exercícios, porque seus pés ficam parados enquanto seus quadríceps fazem o trabalho.

A cadeia aberta de exercícios pode ser mais eficaz para metas terapêuticas específicas, tais como o aumento da força do quadríceps. Mas acima de tudo, os fisioterapeutas estão incorporando mais exercícios de cadeia fechada em programas de reabilitação e recomendando-os para as pessoas com articulações dolorosas, porque estes exercícios envolvem mais músculos e articulações e ajudam a criar a estabilidade em torno da articulação. Um fisioterapeuta individualiza seu programa de tratamento para restaurar ou manter seu funcionamento físico, e realiza instruções específicas do seu ortopedista.

Primeiro, o terapeuta avalia cuidadosamente a sua dor, capacidade funcional, força e resistência. A sessão de terapia pode envolver alívio da dor, tratamentos com uso de gelo, calor, massagem ou outras abordagens. O fisioterapeuta supervisiona o paciente ao fazer exercícios e ensina alguns que ele poderá realizar em casa. Dependendo do centro de terapia, pode haver uma piscina e uma variedade de equipamentos para usar durante os exercícios.

Problemas de joelho e quadril podem atrapalhar sua caminhada normal, causando dor, restringindo movimento articular ou enfraquecendo os músculos. A execução inadequada da corrida leva à dor e lesões mais rapidamente porque envolve mais força a cada passada. Um fisioterapeuta analisa a sua caminhada e ajuda você a aprender a andar normalmente. O fisioterapeuta pode sugerir uma mudança nos sapatos ou nos exercícios específicos para fortalecer os músculos e tentar evitar lesões.

Fonte: Livro, Knees and Hips

Atenção: As informações contidas no site expressam a opinião do autor.  As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Consulte um médico sobre problemas pessoais específicos.